Como é o cachorro vinagre

Como é o cachorro vinagre
Imagem: expressao.com.br

O cachorro vinagre (Speothos venaticus), também chamado de cachorro do mato é uma espécie de canídeo rara e bem curiosa: ele se parece com um cão e ao mesmo tempo com um urso, mas seu porte é bem pequeno. É um animal semiaquático originário da América do Sul que povoa florestas e pantanais entre o Norte da Argentina e o Panamá. Atualmente o cachorro vinagre é considerada uma espécie quase ameaçada devido à destruição do seu habitat. Se quer saber mais acerca desta espécie tão interessante, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe falamos de como é o cachorro vinagre.

Características físicas

O cachorro vinagre é um animal pequeno, de corpo atarracado e alongado, tendo cerca de 30 cm de altura, 60 de comprimento e pesando entre 5 a 7 kg. Sua pelagem curta é marrom avermelhada e preta em algumas áreas como as patas, pescoço e barriga. Suas orelhas curtas e focinho fazem com que se assemelhe a um urso, e nas patas possuem membranas lhe lhes permitem nadar com mais facilidade.

Imagem: brunochavesanimais.blogspot.pt

Comportamento

Não se sabe muito acerca dos hábitos e comportamentos do cachorro vinagre em natureza, por sua observação ser muito rara. No entanto sabe-se que esta espécie apresenta hábitos diurnos e vive em grupos de cerca de 10 elementos, dos quais fazem parte filhotes e casais monogâmicos. À noite dormem em cavidades nas árvores ou tocas e de dia alimentam-se de roedores de grande porte, como pacas e cutias, por vezes também de aves e répteis, sendo que sua principal presa é a tatu-galinha e preferem caçar em grupo. A gestação das fêmeas dura cerca de 67 dias e, no final, dão à luz entre 3 e 4 crias.

Imagem: fazendasanfrancisco.tur.br

Curiosidades

A espécie foi descoberta em 1842 graças a fósseis encontrados em Minas Gerais, no Brasil, e era considerada extinta até, anos depois, ser observada na natureza. Em algumas tribos brasileiras são tratados como animais de estimação. Podem ser observados em cativeiro no Parque Zoobotânico de Parauapebas, no estado do Pará, onde têm uma esperança média de vida de 10 anos, não se sabendo se em natureza mantêm a mesma idade.

Imagem: tudolevaapericia.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cachorro vinagre, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.