Como é o cavalo-marinho

Como é o cavalo-marinho

O hippocampus ou cavalo-marinho é um dos animais mais interessantes que existem. É um peixe, porém não tem escamas; a cabeça e o pescoço são curvados como os do cavalo; a boca é tubular; o peito é como o de uma pomba e o rabo é preênsil como o de certos macacos. Além disso, podem mudar de cor como os camaleões e, assim como o réptil, seus olhos podem olhar para qualquer lado. Esta extraordinária criatura pode até parecer fruto da fantasia e os antigos gregos a batizaram de hippocampus, que significa cavalo encurvado.

Como o cavalo-marinho nada

Por causa de seu corpo rígido, o cavalo-marinho não pode nadar horizontalmente, atravessando a água como a grande maioria dos peixes faz. Por isso ele nada em posição vertical e pega impulso através de uma pequena barbatana dorsal em forma de leque. Além disso, flutua graças à sua bexiga natatória. Se algumas bolhas escapam, ele desce e permanece nas profundezas até que seja produzido gás suficiente para poder voltar a subir perto da superfície. A barbatana peitoral e os movimentos do rabo permitem a ele fazer rápidos deslocamentos verticais.

Função da cauda

A cauda do cavalo-marinho é preênsil e geralmente, se enrola para a frente. Com ele, segura-se as algas ou outras formações marinhas quando pára e explora os arredores à procura de uma presa.

Onde vive o cavalo-marinho

Esta interessante criatura é só um capricho da natureza. Devido à sua camada externa, não é comestível. No entanto, na antiguidade atribuíam a eles grandes virtudes: por exemplo, era usado como antídoto, preparava-se com vinho, produzia-se um forte veneno com ele. Na Idade Média era aconselhado para combater a febre. Hoje, quando os produtos químicos e farmacêuticos substituíram seu uso por completo, o cavalo-marinho só serve para mostrar uma das virtudes com as quais foi dotado pela natureza: a forma em que os pais cuidam com dedicação de seus filhos.

Como o cavalo-marinho cuida de seus filhotes

Durante a primavera, produz-se entre os cavalos-marinhos uma interessante "marcha nupcial" que dura um ou dois dias. Durante esse tempo a fêmea deposita os ovos em uma espécie de bolsa que o macho possui em seu ventre. Durante 45 dias, ele se encarrega de incubar os ovos e depois nascem os filhotes. É então quando se observa algo interessante: os movimentos convulsivos do macho para jogar os 50 ou 60 filhotes para fora de sua bolsa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cavalo-marinho, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.