Como é o cio nas cadelas

Como é o cio nas cadelas

Para quem deseja reproduzir sua mascote, ou para os que definitivamente não querem que sua cadela tenha ainda filhotes, é importante conhecer o ciclo reprodutivo do seu animal, algo que nem sempre é fácil de determinar se não prestar atenção, por isso em umComo.com.br damos algumas explicações para que saiba como é o cio nas cadelas e possa preparar o terreno.

Passos a seguir:
1

O grande mistério começa com o primeiro cio, pois depende do tamanho e da raça de sua cadela. Nas raças pequenas o cio chega entre os primeiros 6 e nove meses, enquanto que nas raças maiores ocorre entre os nove meses e um ano.

2

Também é importante conhecer quando terá o cio seguinte para assim poder ter tudo pronto para que a sua cadela se sinta confortável durante esses dias. Deve saber que não existem dados concretos que possam ajudá-lo a saber quando será o seu próximo cio, uma vez que cada animal tem o seu ciclo particular e elementos externos como a alimentação ou meio ambiente influenciam. Um veterinário pode ajudar a calcular esta dada, mas será sempre uma informação aproximada.

3

O poestro é a etapa anterior ao cio das cadelas e pode durar entre 6 e 11 dias. É o momento no qual ocorre o sangramento e pode ajudar os donos a saberem que o cio está se aproximando. No entanto, se a sua cadela tiver o pelo comprido e se limpar constantemente pode ser difícil para você notar o sangramento.

4

O cio das cadelas dura entre 15 e 25 dias mas durante este período não férteis durante todo o tempo, apenas na etapa conhecida como estro, que é quando a sua mascote se encontra ovulando e poderá ser fertilizada por um macho, este período dura cerca de quatro dias.

5

Durante a fase do estro verá como a atitude da sua cadela é um pouco diferente do habitual: estará mais inquieta com desejo de sair para a rua, urinará com mais frequência para espalhar os feromônios e manterá uma atitude receptiva mas também agressiva com outros machos e inclusive consigo.

6

Se a cadela não copula ou não fica prenha virá a etapa do diestro, onde a progesterona é eliminada do corpo. Depois de alguns meses o processo irá repetir-se novamente, por isso é importante que saiba como evitar que a sua cadela tenha uma gravidez psicológica para evitar que isto aconteça.

7

Os veterinários recomendam cruzar as cadelas após o segundo cio, quando o animal tiver atingido uma maior maturidade reprodutiva. Mas o melhor é consultar o seu veterinário para o orientar e aconselhar sobre quando é o melhor momento para que a sua cadela fique grávida.

8

Se quer que a sua cadela fique grávida, deve saber que o período de gestação das cadelas oscila entre os 58 e os 68 dias. A primeira metade da gestação é a que permite a formação dos cachorros, criando os seus órgãos, músculos e ossos, este período dura umas 6 semanas.

A partir da sexta semana é quando os cachorros se desenvolvem de forma completa, é neste momento que se aperceberá que a sua cadela está grávida e notará o aumento da barriga. Em umComo damos-lhe mais detalhes sobre a duração da gravidez de uma cadela.

9

Se a sua cadela ficar grávida, deve ter em conta uma série de cuidados essenciais que conseguirão que a sua mascote tenha uma gravidez confortável. Por exemplo, durante este período é fundamental que vigie a alimentação da sua cadela, também tem que ter cuidado com o exercício e fazer com que as suas saídas ao parque sejam mais compridas que o normal.

Durante a gravidez, as cadelas estão mais sensíveis por isso deve dar-lhe muito carinho e atenção para que se sinta cuidado. Em umComo damos-lhe mais conselhos para que saiba como cuidar de uma cadela grávida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cio nas cadelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.