Como é o cio nos gatos

Como é o cio nos gatos
Imagem: cosasdegastos.es

Se convive com um gato que decidiu não esterilizar, de certeza que lhe podem surpreender os comportamentos sexuais que têm na época do cio. É importante saber e compreender estes comportamentos a partir do momento em que o seu gato alcançar a sua maturidade sexual para poder conviver com o seu gato nestes dias tão delicados. Além disso, se decidir esterilizar o seu gato, terá que passar também pelo primeiro cio, por isso, em umComo.com.br contamos-lhe como é o cio nos gatos.

Quando

A idade dos gatos para reproduzir oscila entre os dois anos até aos oito no caso das gatas, e desde os dois até aos sete no caso dos gatos. A época do ano que mais preferem os gatos para se reproduzir é na primavera, mas podem fazê-lo em qualquer época do ano. Os períodos do cio variam de uma raça para outra. Por exemplo, um gato siamês pode chegar a ter até quatro períodos de cio durante o ano, enquanto que outras raças não passam dos dois cios. É importante que uma gata não acasale antes de alcançar os dez meses de idade porque ainda não teria maturidade suficiente.

Gatas domésticas e gatas de fazenda

As gatas domésticas que vivem num apartamento ou numa casa podem reproduzir-se em qualquer época do ano, no entanto as gatas que vivem em fazendas ou em situação de semi-liberdade, seguem um padrão mais habitual de reprodução (como acontece com os gatos selvagens). Por isso, as gatas de fazenda têm uma ninhada no princípio da primavera e outra a meados do verão.

Imagem: hogarutil.com

O período do cio

No período o cio distinguem-se três fases:

  • O pré-cio. Durante esta fase a gata tem mudanças nos seus órgãos reprodutores, os quais se mostram preparados para o acasalamento, fertilização e gravidez. Mostra-se inquieta, carinhosa quando a acariciamos e apresenta uma ligeira mudança na sua vulva.
  • O cio. Começa aproximadamente cinco dias depois do começo do pré-cio. Neste período a gata mostra-se receptiva, pronta e desejosa para realizar o acasalamento. Nesta etapa se não acasalar chora, geme, contorce-se e esfrega-se no chão. Tenta sair de casa à procura do macho. No momento mais intenso do cio, a gata emite gritos intensos e as suas contorções ficam mais violentas. Se lhe acariciar as costas a gata adotará a posição para acasalar.
  • Quando não ocorre o acasalamento. Nesta fase a gata relaxa e o seu sistema reprodutor também fica em repouso.

O gato

No caso do macho, este pode acasalar em qualquer momento do ano sempre e quando tenha atingido a sua maturidade sexual. O gato não segue uns ciclos do cio como acontece com as fêmeas.

Imagem: hogarutil.com

Atração

O gato sente-se atraído pela gata pelo seu odor peculiar, pelas chamadas que emite. O odor e as chamadas da gata no cio podem ser reconhecidos por um macho a vários quilômetros de distância. O gato irá à procura da gata e no seu encontro a gata adotará posições que alimentarão a excitação do macho e quererá acasalar o mais rápido possível.

Quando o acasalamento é preparado pelo homem, preparam-se ambos os animais para o momento. Separando-os em divisões divididas por grades durante vários dias até ao momento do acasalamento. Desta forma habituam-se um ao outro.

O acasalamento

No momento do acasalamento o gato macho sabe que a fêmea está pronta quando esta adota uma posição caraterística, torcida até atrás com as patas de trás dobradas e a cauda virada para um lado. Para se produzir o acasalamento, o gato cobre a gata produzindo-se a cópula e acaba quando a gata rosna ao gato, que será quando se separam.

Lembre-se

Lembre-se que se tem qualquer dúvida sobre o cio do seu gato ou da sua gata, ou de se deveria castrá-lo ou não e porquê, não hesite em consultar o veterinário para o aconselhar das opções mais adequadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cio nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.