Como é o Dogue Canário

Como é o Dogue Canário

A origem do Dogue Canário, conhecido também como dogo canário, remonta a Grã Canária e Tenerife. Na verdade, existem fontes que afirmam que o arquipélago recebe seu nome por causa deste animal. Considera-se junto ao cactos o símbolo natural e emblemático da Ilha de Grã Canária. O dogue canário é resultado de diversos cruzamentos entre o cão Majorero, oriundo da zona, e os cães Molossóides, que chegaram da Grã-Bretanha. De seguida, no umCOMO vamos contar para você como é o Dogue Canário.

História do Dogue Canário

Para saber como é o dogue canário é importante conhecer um pouco da sua história. Sua população aumentou de forma considerável durante os séculos XVI e XVII e, naquele momento era considerado um pastor de gado e um perfeito guardião. Os colonos ingleses estenderam as suas tradições esportivas relacionadas com o cão como um lutador perfeito, como consequência destas atividades, houveram algumas modificações em sua morfologia. Não só era um cão boiadeiro ou guardião, mas também era um bom combatente.

Desde esse momento, as mudanças sofridas por esta raça estão relacionadas com seus traços como lutador. A partir dos anos 40 no século XX proibiram-se as briga entre cães na Espanha e não foi até os anos 70 que as ilhas iniciaram a recuperação de sua raça autóctone.

Caraterísticas físicas do Dogue Canário

É um cão do tipo molossóide, de tamanho médio-grande, portanto, um cachorro de corpo muito bem proporcionado e rústico. Tem o tronco mais longo, o que faz com que a sua figura seja alongada, sua cabeça de focinho achatado e com uma aparência maciça. Por outro lado, seu pescoço é mais curto que a cabeça e em sua zona inferior tem uma suave papada.

O corpo do dogue canário é largo, profundo e longo, assim como seu peito, que é imponente. No caso das fêmeas, o comprimento é maior que a altura, as extremidades são paralelas, fortes e com uma musculatura desenvolvida e bem angulada. As unhas são escuras e sua cauda é grossa no seu nascimento, mas estreita na ponta. Seu peso oscila entre 35 e 45 quilos e sua altura está entre 55 e 65 cm.

Tem um pelo normalmente de cor atigrada, que vai de escuro quente ao cinza, apesar de poder ter cor branca no peito, na base do pescoço, nas patas e nos dedos de trás. Tem uma máscara negra que não ultrapassa os olhos.

Caráter do Dogue Canário

O caráter da raça dogue canário é calmo e tem um apego muito grande pela família. Porém, costuma ser desconfiado com os desconhecidos. Se estiver alerta, sua atitude é de firmeza e seu olhar totalmente vigilante.

É um ótimo cão de guarda, fiel, leal e inteligente, sempre que os donos o educarem. Apesar de seu aspecto impressionante, é bastante carinhoso e doce. O Dogue Canário é um cão sereno, tranquilo, muito bem dotado para ser guardião e para a condução de gado. É um animal muito equilibrado e seguro.

Comportamento do Dogue Canário

O Dogue Canário é um ótimo amigo das crianças pois é amável, doce e muito protetor. Gosta muito de brincar e é o animal perfeito para compartilhar momentos divertidos. Por isso, se tiver filhos, vão se divertir muito juntos.

Apesar de ser um cão excelente, o Dogue Canário não é recomendado para um principiante pois tem um caráter um pouco teimoso e dominante. Por isso seu dono deve ser capaz de lidar com o caráter deste animal. Em algumas regiões esta raça de cachorro é considerada um cão potencialmente perigoso, tenha isso em conta.

Se for uma pessoa com experiência em adestramento, será seu amigo mais leal se socializar desde filhote.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o Dogue Canário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.