Como é o gato mourisco

Como é o gato mourisco
Imagem: amahamaisfeliz.com.br

O gato mourisco é um animal muito belo, de coloração escura, que pode ser encontrado principalmente perto de lagos e bordas de rios. Se você quer saber mais sobre esse animal tão lindo, nós em UmComo.com.br separamos muitas informações para você ficar sabendo Como é o Gato Mourisco.

Extinção!

Você sabia que a maior parte dos gatos selvagens da América do sul estão em extinção e correndo perigo de desaparecerem do mapa? Pois é, com esse gato não é diferente.

Características físicas

Trata-se de um felino que mede de 55 a 77 centímetros, e possui uma cauda que pode medir até 45 centímetros. Possui orelhas pequenas, mas com uma audição incrível! Tem uma coloração escura, o que o ajuda a se camuflar! Muito ágil, e os olhos desse animal são arredondados, e as pupilas bem definidas.

Imagem: saudeanimal.com.br

Habitat

Este felino gosta de fazer das bordas dos rios, banhados e lagos o seu habitat, mas pode também ser encontrados em outros lugares com vasta vegetação.

Nomes populares

Muita gente chama o gato mourisco de gato preto, jaguarundi (que é como ele é chamado em inglês), eira, ou até de marajá preto.

A caça

O fato dele ter coloração escura permite que esse felino selvagem se camufle durante a noite e pratique sua caça já que ele tem hábitos noturnos e também costuma praticar sua caça durante o comecinho do dia (horário que também esta bem escuro).

Imagem: ra-bugio.blogspot.com

Alimentação

Ele se alimenta basicamente de outros mamíferos de menor tamanho e aves.

Romantismo

Esse tipo de felino pode ser considerado um romântico nato, se você vir um macho andando por ai (coisa bem difícil de acontecer por ele ser bem raro), pode acreditar que ele tem uma companheira. Esse tipo de animal vive aos pares, e quando arruma um lugar seguro para morar sempre faz seu ninho junto com uma fêmea. O mais bonitinho desse animal é que ele enfeita o seu ninho e o deixa aconchegante com folhas onde são criados os seus filhotes. Quando acasala, a fêmea tem um período de gestação que dura 70 dias e pode gerar até 4 filhotes.

Um felino corajoso

É um animal muito corajoso, não tem medo de adversários ainda que sejam maiores que ele.

Aparições e Como Agir

Esse animal apesar de correr sérios riscos de extinção algumas vezes aparece nas áreas rurais como aconteceu nesse ano de 2014 no município de Colatina (Espírito Santo).

Se algum dia um gato mourisco aparecer na sua casa é importante que você não tente prendê-lo ou capturá-lo, ele pode avançar em você por ser um animal selvagem. O melhor a fazer nesse caso é contatar órgãos de aspectos ambientais, como o IBAMA, que possam te auxiliar, e vir pegá-lo de um modo que ele fique em segurança sem atacar ninguém.

Atitudes como machucá-lo ou tentar espantá-lo jogando coisas, batendo ou apenas gritando são inúteis, todo animal mesmo selvagem merece ser tratado com respeito.

E você, já viu um gato mourisco alguma vez? Conte pra gente, comente!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o gato mourisco, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.