Como é o gato palheiro

Como é o gato palheiro
Imagem: animalworld.tumblr.com

O gato palheiro é extremamente belo e bem parecido com os felinos que temos em casa, mas não se engane, ele é um animal selvagem, tal como o gato mourisco ou o gato maracajá. Se você quer saber mais sobre esse animal tão interessante, nós em UmComo.com.br preparamos esse artigo para você! Descubra agora Como é o Gato Palheiro!

Classificação Taxonômica

Esse gatinho lindo pertence ao reino Animalia, filo dos Chordatas, ordem carnívora, família Felidae, gênero Leopardus, seu nome científico é Leopardus colocolo popularmente conhecido como gato palheiro é um felino, parente próximo do tigre e da jaguatirica.

Características Físicas

O gato palheiro pesa aproximadamente 3,8 kg e pode chegar a medir até 90 cm, por ser um animal selvagem é bem arisco.

Suas cores são bem diferentes de outros animais da mesma espécie. Possui uma coloração de tons de pelos que varia de marrom á amarelo claro, e possui listras com tons mais escuros na região da pata. Também pode ser encontrado com o pelo na coloração acinzentada.

As orelhas desse felino são bem mais pontiagudas que dos outros da mesma espécie, possui os pelos bem longos por isso quando alguma coisa o assusta ou o deixa irritado ele eriça os pelos ficando muito arrepiados, o que faz com que nessa situação ele pareça aumentar de tamanho diante dos animais predadores.

Imagem: faficp.br

Hábitos

Trata-se de um animal que caça à noite, possui habilidades fantásticas para pegar sua presa por ser extremamente rápido, se alimenta de mamíferos menores como roedores, coelhos, e etc.

Também gosta de comer alguns tipos de vegetação, peixes, aves e alguns tipos de insetos. Jamais comem animais que já estejam mortos há alguns dias, eles gostam de caçar e se encontram algum animal morto simplesmente passam reto.

Características Marcantes

Uma das características mais marcantes do gato palheiro são os olhos que possuem um tom marrom-amarelado. Esse animalzinho pode apresentar variações de pelagem embora seja de uma beleza sem par é uma espécie ameaçada de extinção! Uma das principais causas do seu desaparecimento na natureza é o desmatamento.

Imagem: en.wiktionary.org

Gato Palheiro no Brasil

É uma espécie muito rara no Brasil, só temos dois criados em cativeiros: um fica no zoológico de São Paulo e o outro no zoológico de Uberlândia. Esses em cativeiro são uma esperança, pois como têm um macho e uma fêmea podem procriar e criar novos descendentes. Se tudo der certo e o cruzamento dos dois for feito, dentro de 80 dias (que é o período de gestação) poderá nascer entre 1 a 3 filhotinhos de gato palheiro.

Adaptação ao Ambiente

É um animal que apresenta fácil adaptação ao ambiente e se não estivesse em extinção poderia ser encontrado no Brasil em diversas paisagens, desde regiões montanhosas, até as regiões mais planas.

O Gato Palheiro é uma espécie maravilhosa que faz parte da fauna brasileira! Embora raramente seja visto na natureza devido ao desmatamento e consequentemente sua extinção, se algum dia você topar com um, ligue para o IBAMA: o número de contato pode ser encontrado facilmente no site da Instituição.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o gato palheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.