Como e porquê esterilizar o meu gato


Se há um ponto no qual os amantes dos animais coincidem é que nós como donos temos a responsabilidade de evitar que nossos animais de estimação se reproduzam de maneira contínua, trazendo ao mundo filhotes que depois dificilmente encontrarão um lar, premissa que é muito válida especialmente nos gatos, pois as felinas contam com um cio mutante que se ativa com a estimulação e as estações. Perante isto, a esterilização é a melhor opção, por isso em umComo.com.br esclarecemos a situação para que você saiba como e porquê esterilizar o seu gato.
Se você tem uma gata a esterilização é favorável em primeiro lugar para evitar uma gravidez não desejada com filhotes que depois será difícil encontrar um lar, além disso é benéfico para evitar que a sua felina, no caso de não se reproduzir, apresente problemas de gravidez psicológica, cistos mamários, entre outras afecções.
Tanto nos gatos como nas gatas, a esterilização reduz um dos problemas mais importantes que os donos enfrentam: as mudanças de comportamento devido ao cio no caso das fêmeas, e o desejo de reproduzir-se quando há uma gata perto no caso dos machos, pois este processo evita os transtornos de comportamento que o animal sofre nestes períodos.
Além disso, no caso dos gatos a esterilização ajuda a reduzir a territorialidade, razão pela qual os seus móveis sofrerão menos; no caso das felinas, baixa a ansiedade, os miados típicos do cio e a possibilidade de gravidez não desejada e doenças.
O momento conveniente para esterilizar o seu gato é quando atingiu a puberdade, o que pode ocorrer entre os oito e dez meses de idade, dependendo da época do ano em que tenha nascido. Costuma-se notar porque a atitude do animal muda, embora sempre seja possível consultar o seu veterinário para ter a certeza de que chegou nesta fase.
Para esterilizá-lo basta ir ao seu veterinário ou a algum centro especializado nisso. Muitas sociedades protetoras de animais realizam operações de esterilização a um custo bastante baixo, para estimular os donos a operarem seus animais de estimação.
Antes da esterilizar o seu gato, o mesmo será examinado, por isso você não deve se preocupar, o processo é muito simples e logo o seu animalzinho estará bem de novo.
Após a esterilização é conveniente fazer previsões especialmente quanto ao alimento, já que o seu gato terá outras necessidades nutricionais, por isso você deve comprar comida especial para gatos esterilizados. Tenha em conta que será mais propenso à obesidade, de modo que reduzir as porções é uma boa ferramenta.
Não hesite em dar este passo, é uma medida que garantirá a saúde do seu animal, minimizará suas mudanças de comportamento e permitirá controlar efetivamente os problemas de natalidade e de abandono animal que afetam tanto o mundo atualmente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e porquê esterilizar o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
- Se você tem alguma dúvida a respeito deste processo consulte o seu veterinário, que é quem poderá guiá-lo e esclarecer todas as suas inquietações.
- Este processo é bastante habitual, o seu gato se recuperará logo e voltará a estar pronto para as brincadeiras e para a diversão.