Partilhar

Como e porquê esterilizar o meu gato

Como e porquê esterilizar o meu gato

Se há um ponto no qual os amantes dos animais coincidem é que nós como donos temos a responsabilidade de evitar que nossos animais de estimação se reproduzam de maneira contínua, trazendo ao mundo filhotes que depois dificilmente encontrarão um lar, premissa que é muito válida especialmente nos gatos, pois as felinas contam com um cio mutante que se ativa com a estimulação e as estações. Perante isto, a esterilização é a melhor opção, por isso em umComo.com.br esclarecemos a situação para que você saiba como e porquê esterilizar o seu gato.

Também lhe pode interessar: Benefícios de esterilizar meu gato
Passos a seguir:
1

Se você tem uma gata a esterilização é favorável em primeiro lugar para evitar uma gravidez não desejada com filhotes que depois será difícil encontrar um lar, além disso é benéfico para evitar que a sua felina, no caso de não se reproduzir, apresente problemas de gravidez psicológica, cistos mamários, entre outras afecções.

2

Tanto nos gatos como nas gatas, a esterilização reduz um dos problemas mais importantes que os donos enfrentam: as mudanças de comportamento devido ao cio no caso das fêmeas, e o desejo de reproduzir-se quando há uma gata perto no caso dos machos, pois este processo evita os transtornos de comportamento que o animal sofre nestes períodos.

3

Além disso, no caso dos gatos a esterilização ajuda a reduzir a territorialidade, razão pela qual os seus móveis sofrerão menos; no caso das felinas, baixa a ansiedade, os miados típicos do cio e a possibilidade de gravidez não desejada e doenças.

4

O momento conveniente para esterilizar o seu gato é quando atingiu a puberdade, o que pode ocorrer entre os oito e dez meses de idade, dependendo da época do ano em que tenha nascido. Costuma-se notar porque a atitude do animal muda, embora sempre seja possível consultar o seu veterinário para ter a certeza de que chegou nesta fase.

5

Para esterilizá-lo basta ir ao seu veterinário ou a algum centro especializado nisso. Muitas sociedades protetoras de animais realizam operações de esterilização a um custo bastante baixo, para estimular os donos a operarem seus animais de estimação.

6

Antes da esterilizar o seu gato, o mesmo será examinado, por isso você não deve se preocupar, o processo é muito simples e logo o seu animalzinho estará bem de novo.

7

Após a esterilização é conveniente fazer previsões especialmente quanto ao alimento, já que o seu gato terá outras necessidades nutricionais, por isso você deve comprar comida especial para gatos esterilizados. Tenha em conta que será mais propenso à obesidade, de modo que reduzir as porções é uma boa ferramenta.

8

Não hesite em dar este passo, é uma medida que garantirá a saúde do seu animal, minimizará suas mudanças de comportamento e permitirá controlar efetivamente os problemas de natalidade e de abandono animal que afetam tanto o mundo atualmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e porquê esterilizar o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se você tem alguma dúvida a respeito deste processo consulte o seu veterinário, que é quem poderá guiá-lo e esclarecer todas as suas inquietações.
  • Este processo é bastante habitual, o seu gato se recuperará logo e voltará a estar pronto para as brincadeiras e para a diversão.

Escrever comentário

2 comentários
A sua avaliação:
Giane
Fora o controle populacional, os únicos benefícios de fazer a esterilização do(a) gato(a) se remetem ao dono: evitar marcação de território e miados não são, sinceramente, benefícios para os gatinhos em si. Em troca disso, eles acabam por apresentar obesidade (e diabetes) e problemas urinários ( para as gatinhas). Essa é a responsabilidade e o amor que temos para com eles? Acredito sim que controlar o nascimento de gatinhos seja importante, mas para isso há outras opções: uso de pílulas, por exemplo e até esterilização sem cirurgia, o que está em desenvolvimento. Infelizmente, a castração é um bom negócio para os veterinários, e estes acabam por minimizar os riscos de doenças com o uso de rações especiais. Alimentos estes que, sinceramente, não vão evitar os problemas futuros.
Amanda nunes
ADOREI!MUITO BOM.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Amanda! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)

Como e porquê esterilizar o meu gato
Como e porquê esterilizar o meu gato

Voltar ao topo da página