Como é um chihuahua

Como é um chihuahua

O chihuahua foi descoberto e domesticado do seu estado selvagem no estado mexicano de Chihuahua, daí provém o seu nome. O chihuahua é o cachorro de raça mais pequeno do mundo, ainda que muitos achem que é o Yorkshire. Trata-se de uma raça muito engraçada, ainda que um pouco nervosa. Na época dos Astecas este cachorro era considerado sagrado e achava-se que proporcionava alegria e felicidade nas casas, por esse motivo era venerado pelos astecas como uma divindade.O chihuaha foi levado para os EUA por turistas norte-americanos que visitavam o México e, uma vez nos EUA, foram apresentados em feiras de cachorros, através das quais foram conhecidos no mundo inteiro.

Características Físicas

Os chihuahuas são conhecidos pelo seu tamanho pequeno e suas orelhas compridas e retas.Um chihuahua é um cachorro de corpo compacto, sua cabeça tem forma de maçã e sua cauda é moderadamente comprida levantada ao alto arqueada ou de semicírculo, com a ponta virada para a parte traseira.Tem o crânio bem arrendondado, com a depressão frontal nasal bem marcada, ampla e profunda. Tem o nariz moderadamente curto e ligeiramente arrebitado. Os olhos são grandes e redondos e muito expressivos, as orelhas são grandes, eretas, sem dobras e amplamente abertas sendo largas na sua base. O pescoço é ligeiramente arqueado e de comprimento médio. Seu corpo é compacto, curto, firme e bem estruturado. Tem uma cauda comprida, larga na sua base que se reduz gradualmente para a ponta. Suas patas são pequenas e de forma ovalada, tem os dedos separados. A pelagem deste tipo de cão pode ser curta e suave, longa e lisa ou pouco ondulada, com gola enrolada e rabo emplumado.

Comportamento

São cachorros inteligentes, de grande vitalidade e energia, ainda que a característica principal do comportamento desta raça é o carinho que dão a seus donos. Ao mesmo tempo, são desconfiados dos estranhos que chegam no seu território. Quando se assustam podem chegar a morder e também se destacam pelos seus agudos latidos.Seu estado de alerta, inteligência e tamanho fazem com que se adaptem a uma variedade de ambientes, incluindo a cidade e pequenas casas. Normalmente costumam viver uns quinze anos ou mais. Você deve ter em conta que muitos chihuahuas são sensíveis ao frio, por causa do seu pequeno tamanho corporal.

Cuidados

Os chihuahas são omnívoros e você deve ter especial atenção em dar-lhes uma nutrição equilibrada e adequada, sem alimentá-los em excesso, pois os chihuahuas com excesso de peso costumam ter problemas nos ligamentos, bronquite crônica e esperança de vida curta.Se seu pelo for curto, pode ser escovado uma vez por semana, mas se for longo deve ser escovado diariamente com uma escova macia. Em ambos os casos devem tomar banho uma vez ao mês com água morna e shampoo.

Saúde

O chihuahua necessita de atenção de um veterinário em situações como o nascimento e seu cuidado dental. Os chihuahas podem apresentar anomalias genéticas neurológicas, como podem ser as apoplexias ou a epilepsia. Também podem apresentar luxação de joelho (doença muito usual em raças tão pequenas). Outra anomalia genética nos chihuahas é a hidrocefalia ou água no cérebro. Normalmente ocorre em cachorros jovens e costuma acabar com a morte do cachorro antes dos seis meses de idade. Esta doença é em virtude de o cachorro ter uma cabeça anormalmente grande durante seus primeiros meses de vida. Alguns sintomas da hidrocefalia é quando o cachorro apresenta um crânio remendado de placas em vez de osso sólido, e normalmente não costumam crescer ao mesmo ritmo que os outros. Um veterinário pode diagnosticar sem problemas um caso de hidrocefalia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é um chihuahua, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.