PARTILHAR

Como é um Pastor Alemão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é um Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma raça de grande versatilidade, é um trabalhador nato e um excelente guardião. Sempre foi uma raça muito usada ao longo da história para diferentes tarefas como cão policial, cão guia, de resgate, detector de bombas e drogas, etc. O serviço que eles prestaram durante as duas guerras mundiais garantiu o respeito e a admiração do mundo inteiro para com eles. Os antepassados do Pastor Alemão já existiam em diferentes áreas da Alemanha há séculos atrás. Suas origens remontam ao final do século XIX. É fruto do cruzamento entre pastores da Turíngia e Württemberg. Foi criado como guardião e protetor dos rebanhos de carneiros contra os lobos. Hoje em dia, esta raça é uma das mais queridas e admiradas pelos amantes dos cachorros.

Também lhe pode interessar: Cuidados com um pastor alemão

Características físicas

O Pastor Alemão é um cachorro forte, ágil, vigoroso, musculoso e cheio de vida. Seu comprimento é maior que sua altura, de corpo profundo e de curvas suaves. É de estrutura sólida e ossos resistentes. Sua altura pode variar: nos machos costuma ser ao redor de 60 cm e nas fêmeas 57 cm, aproximadamente. Seu peso habitual é de mais ou menos 37 quilos no caso dos machos e 27 quilos no caso das fêmeas. Possui uma forma levemente alongada, um tórax muito desenvolvido, com uma linha superior bem reta que finaliza em uma longa e sutil queda. Sua cabeça é bem proporcional com o resto do corpo e possui um focinho saliente, além de uma mandíbula robusta. Possui orelhas de tamanho médio, retas, de posição alta e que acabam em ponta. Seus olhos são escuros e levemente amendoados. Possui um rabo grosso e peludo que vai no mínimo até o jarrete. Os ângulos das partes posterior e anterior são bem marcados, com ombros oblíquos e coxas largas, uma constituição que lhe permite tomar grande impulso da parte posterior e grande avanço da anterior. O pelo do Pastor Alemão pode variar de tamanho em função da parte do corpo, possui pelagem dupla e costuma ser preto com manchas marrons, amarelas e cinzas.

Comportamento

O Pastor Alemão é um cachorro tranquilo, atencioso, obediente e confiante. Normalmente possui uma atitude de repouso, mas quando a ocasião exige, ele pode estar alerta e ansioso. É muito inteligente e possui grande capacidade de entendimento, por isso é facilmente treinado. É um animal muito corajoso, obediente, alegre, leal, equilibrado e muito carinhoso com o dono e as crianças, apesar de muitas vezes não saber medir sua força. É um guardião nato e desconfia um pouco dos estranhos.

Cuidados

O Pastor Alemão deve ter acesso a grandes espaços, pois precisa praticar exercício sempre. As saídas ao exterior são muito recomendáveis e também é importante brincar com ele para que ele se sinta útil. Dessa forma ele manterá em forma sua forte musculatura e as chances de atrofiamento (como por exemplo a displasia do quadril) que são comuns nos casos de falta de atividade, também são reduzidas. Seu pelo deve ser escovado diariamente, dessa forma ele conservará seu brilho e sua beleza.

Saúde

Devido à criação excessiva da raça, as doenças e os problemas de saúde têm aumentado com os anos. O maior problema que o Pastor Alemão sofre é a displasia do quadril e do cotovelo. Além disso pode sofrer também de problemas ósseos e articulares, problemas oculares e torção gástrica. Deve-se cuidar da sua saúde de forma regular, principalmente durante os primeiros meses de vida, pois têm propensão a pegar doenças como a esgana.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é um Pastor Alemão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como é um Pastor Alemão
Como é um Pastor Alemão

Voltar ao topo da página ↑