Como é um Yorkshire Terrier

Como é um Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier originou-se no Reino Unido em meados do século XIX. Foi inicialmente usado como cachorro caçador de ratos para as casas, mas os frequentes cruzamentos entre as diversas raças (Manchester Terrier, Skye Terrier, Dandie Dinmonty e também o Maltês), deram como resultado um cachorro menor e mais esperto, muito bom para a caça e ao mesmo tempo fácil de esconder para o caso de realizar a caça furtiva. Mas logo cedo o Yorkshire Terrier revelou-se um animal cheio de astúcia e glamour e agradou os burgueses da região e a raça começou a tornar-se num cachorro de luxo e companhia.

Características físicas

O Yorkshire Terrier é um cachorro compacto e pequeno, seu peso não costuma ultrapassar 6 kg, a média anda à volta dos 3 kg. Tem pelo longo, liso, reto, brilhante e sedoso, suas tonalidades de pelo podem ser azul cinzento prateado ou azul aço brilhante, às vezes acompanhado de uma cor fogo dourada em sua cabeça, mas sem chegar ao pescoço. Tem uma aparência compacta e harmoniosa. A cabeça é mais chata e pequena, em sua região facial deve-se destacar o nariz negro e seu focinho curto. Apresenta olhos escuros, de tamanho médio, brilhantes e focados à frente com uma expressão muito inteligente. Suas orelhas são pequenas, em forma de V, não muito separadas, eretas e cobertas de pelo. Costumam ser de cor escura intensa.

Comportamento

Pelo seu comportamento divertido, afetivo, brincalhão, curioso, o Yorkshire Terrier é um perfeito animal de companhia. Possui as características de tenacidade e coragem, próprias de um cachorro maior. Seu tamanho pequeno torna-o muito fácil de lidar. Ele adora carícias e seu comportamento com as crianças é ideal sempre que estes não puxem seu pelo ou suas orelhas. Sabe comunicar seus sentimentos e intenções. Não gosta de ficar sozinho e sair e gosta de dar longos passeios.

Cuidados

É um cachorro muito esperto e por isto seu dono deve ser firme em suas decisões para poder mudar os maus hábitos do cachorro. Devido ao seu pelo delicado, é necessária uma escovação abundante e diária. É muito apto para morar em apartamentos ou casas não muito espaçosas devido à sua pouca necessidade de exercício físico.

Saúde

O Yorkshire Terrier sofre dos mesmos problemas que outras raças pequenas, como problemas de coluna, luxação de rótula e deslocamento da tíbia. Também costuma sofrer de problemas digestivos e diarreias.

Corpo

O Yorkshire Terrier tem um corpo compacto e de boas proporções apesar do seu tamanho, com um dorso muito bem sustentado e costelas moderadamente arqueadas. Seu rabo é normalmente cortado até um comprimento médio, com abundante pelo azulado de cor mais escura que a do corpo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é um Yorkshire Terrier, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.