Como educar seu cachorro de estimação

Como educar seu cachorro de estimação

Que tal aprender como educar seu animal de estimação? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar a deixar seu cachorro mais obediente! Um animal desordeiro e bagunceiro pode causar grandes transtornos em uma casa, é preciso que ele possua pelo menos algumas regras de comportamento que facilitem a convivência no ambiente familiar. Apesar de muito queridos por nós, nossos cãezinhos de estimação precisam ser ensinados e educados para a realização de algumas tarefas da maneira adequada.

 

Aprenda a educar seu cão

Os cães são animais mais fáceis de se educar se comparado a outras espécies como o gato. O cachorro deve saber reconhecer suas limitações ou pode ser muito difícil a convivência com o mesmo quando ele crescer.

Alguns comportamentos devem ser incentivados desde os primeiros momentos, quando o cão ainda é um filhote.

É válido ressaltar que cachorros desempenham comportamentos que acreditam ser corretos e que agradem aos seus respectivos donos. Desta forma, o dono pode agir para modificar certos comportamentos, desenvolvendo ações negativas com relação ao mesmo sempre que as situações indesejadas se repetirem.

O cão pode aprender a associar algumas palavras com o passar do tempo, mas é preciso que você utilize sempre as mesmas palavras quando for alertá-lo de que algo está errado. Por exemplo, quando ele fizer algo errado diga: “não”. O cão irá associar esta palavra a uma atitude negativa que ele desempenhou, pronuncie-a em tom autoritário para que ele possa reconhece-la melhor.

É importante manter as regras em todas as ocasiões e evitar as exceções, por exemplo: se definir que ele não deve entrar em casa, não coloque-o para dentro mesmo que lá fora esteja muito frio ou caso queira brincar com ele.

 

Orientações para educar seu cachorro

Veja como evitar a ocorrência de algumas atitudes inadequadas por parte de seu cão:

  • Se seu cão costuma realizar suas necessidades (fezes e urina) em locais dentro de sua casa e você quer fazer com que ele acostume-se a realiza-las somente no quintal, procure passear com ele todos os dias e feche as portas dos locais da casa onde ele costuma realizar suas necessidades;
  • Se ele costuma pular muitos nos visitantes ignore-o totalmente e somente dê atenção a ele quando ele tiver comportado e com as quatro patas colocadas ao chão;
  • Se seu cão costuma latir de forma exagerada e mediante a todos os barulhos que ouve procure ignorá-lo e somente dar atenção a ele quando ele ficar quieto, você pode oferecer aperitivos e brincar com ele nestas ocasiões, desta forma ele entenderá que latir incessantemente não leva a nada.

 

Educar seu cão pode ser uma tarefa trabalhosa e que exige muita paciência porém, depois você irá colher os frutos de seu trabalho quando perceber que seu cachorro é educado e sabe respeitar os limites que você impôs.

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar seu cachorro de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Gostou das dicas? Tem mais sugestões sobre como educar seu cachorro de estimação? Comente, iremos gostar muito de saber sobre suas experiências com o seu pet.