Como educar um bull terrier

Como educar um bull terrier

Tem como pet um bull terrier? Pois se é a primeira vez que compartilha sua vida com esta raça de cachorro vale a pena conhecer bem como é e quais os cuidados que precisa. O bull terrier tem uma presença imponente, de tamanho médio, cabeça grande e corpo musculoso. Para manter em perfeito estado o seu amigo canino, vale a pena que tenha em conta certas dicas que vamos dar para você dar a ele a atenção que merece. Em umComo.com.br explicamos a você como educar um bull terrier.

Passos a seguir:
1

Vamos começar pela alimentação de seu bull terrier, ainda que exista uma grande variedade para escolher, o mais importante é que seja uma nutrição saudável e sobretudo, equilibrada. A forma mais simples de alimentar seu cão é com alimento seco de boa qualidade, já que uma ótima nutrição é fundamental para o desenvolvimento e o aspecto de seu bull terrier.

Esta raça de cão é muito gulosa, e deve controlar de forma eficiente as suas refeições porque se deixar o alimento à vista, será capaz de comer sem parar. Se não vigiarmos a sua alimentação e deixarmos que coma o que quiser, engordará com bastante facilidade.

Para calcular as quantidades facilmente, convidamos você a consultar nosso artigo quanto deve comer o meu cachorro.

2

Para alimentar um bull terrier e em geral qualquer cão, deve ter sempre em conta em que etapa de seu desenvolvimento ele se encontra. Se for filhote, deverá ser alimentado por sua mãe durante 6 semanas, ainda que possamos introduzir comida sólida a partir do primeiro mês de vida. Uma vez desmamado, temos que comprar alimento de qualidade especialmente indicado para filhotes, dando de comer 3 vezes ao dia.

3

Quando for adulto e já parou de crescer, a alimentação de seu bull terrier deve ser trocada; o melhor é que, em função da atividade de seu cão, escolha uma ração adequada para ele. Nesta etapa, você dará de comer duas vezes ao dia, de manhã e à noite, ou inclusive, só uma vez ao dia.

Quando seu bull terrier for idoso, terá que trocar sua alimentação, já que seu metabolismo se reduz e já não queima gordura como antes. Neste momento, a dieta deve ser adequada ao seu estado de saúde ou atividade; por exemplo, se tem colesterol alto deverá comprar uma ração com pouca gordura e sal. Nesta etapa, bastará dar-lhe de comer uma vez por dia.

4

Além da alimentação equilibrada, precisa ter sempre à sua disposição água limpa e abundante, deve trocar a água diariamente e limpar seu recipiente. Seu cão deve estar perfeitamente hidratado para que seu organismo funcione perfeitamente.

Se o seu bull terrier tem problemas de falta de cálcio, pode dar-lhe um iogurte natural misturado com a comida ou oferecer-lhe algum suplemento de cálcio recomendado pelo veterinário. Como sobremesa, e que também é muito bom para seu pelo, poderia dar uma cenoura com a qual possa brincar e testar seus dentes.

5

No que diz respeito à sua higiene, os bull terrier são raças que trocam de pelo duas vezes ao ano. É conveniente escová-lo com frequência para eliminar o pelo solto ou morto, ainda que tenha o pelo curto; a melhor forma de praticar a escovação é usar uma luva de borracha.

No que diz respeito à rotina de banho, tente habituá-lo desde filhote depois que tenham passado 10 dias após suas vacinas, dar-lhe banho uma vez ao mês seria suficiente a não ser que se suje com frequência. Antes de lhe dar banho, é recomendável escovar o pelo, depois molhar, ensaboar e enxaguar. Seque todo o corpo com uma toalha e se ele não tiver medo, use o secador.

6

É importante controlar a limpeza dos ouvidos de seu bull terrier. Pode usar um produto de limpeza auricular adequado para esta tarefa, que deverá fazer uma vez por semana para prevenir os ácaros. Também recomendamos a você que cuide de suas unhas, se você vir que não as desgasta com seus passeios e sua rotina habitual, pode optar por lixar ou cortar com precaução as pontas. Existem cortadores de unhas especiais para cães, pensados para fazer a manicure.

7

Por último e não menos importante é que estabeleça uma rotina de exercícios para seu bull terrier. Esta é uma raça de cachorro com muita energia e também muito nervosa e precisa de bastante atividade física para se manter em forma. É recomendável sair para passear várias vezes ao dia, com pelo menos uma hora diária adicional para que brinque e corra. É um cão muito musculoso, e o exercício o manterá em forma, além de conseguir que relaxe e esteja esgotado quando voltar para casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar um bull terrier, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.