Como educar um labrador filhote

Como educar um labrador filhote

O cão labrador retriever pertence a uma raça amável e brincalhona, que sempre deseja a companhia de seus donos. Não é necessário que este cão seja filhote para conseguir adestrá-lo com sucesso, pois os labradores são fáceis de domesticar em qualquer idade. Se pretende treinar o seu bichinho mas acha que faltam dicas para o conseguir, em umComo ensinamos você, passo a passo, como educar um labrador filhote.

Passos a seguir:
1

Se seu labrador retriever é ainda filhote, tenha em conta que tem de tratá-lo como um bebê. Portanto, se mostrará nervoso e lhe custará entender como atuar quando der alguma ordem. Simplesmente deve ter paciência para conseguir o objetivo de adestrá-lo, pois é simples de conseguir com alguns passos. Mas se for adulto não desespere, porque esta raça é fácil de adestrar.

2

Começamos pelo passo básico prévio a qualquer treinamento. No princípio deve ensinar-lhe seu nome, por isso, faça isso o quanto antes. Cada vez que interagir com seu cão labrador filhote repita o seu nome para que o associe consigo mesmo. Desta forma se reconhecerá e saberá que você está se dirigindo a ele.

3

Lembre-se de felicitar o seu filhote cada vez que fizer as suas necessidades fora de casa. Desta forma, associará a felicitação de seu dono a ter se comportado bem, e o motivará a voltar a agir da mesma maneira. O cão labrador deve sair quando acorda, após comer e antes de se deitar.

No entanto, se for filhote é uma boa ideia levá-lo fora de casa a cada meia hora, já que sua bexiga ainda é difícil de controlar. Assim, se seu pet não pode segurar e deixa um presentinho dentro de casa, nunca lhe deverá bater. Eduque-o até que consiga entender que é lá fora onde deve fazer essas coisas.

4

O treinamento deve durar uns dez minutos por sessão, pois os cachorros têm um sentido de atenção limitado. Além disso, deve ensinar ao seu cão ações básicas como descer e subir escadas, entrar em elevadores e caminhar sobre diferentes superfícies. Deste modo se familiarizará com estas situações e será capaz de enfrentar estes obstáculos quando precisar.

5

Não serve de nada repreender o seu labrador filhote durante o adestramento, de modo que a única forma de reconhecer que não agiu bem é ignorá-lo, mandando para a casinha durante algum tempo. Por outro lado, se obedecer às suas ordens, ofereça-lhe sempre um prêmio, como um biscoito ou alimento especial e elogie-o ou dê seu carinho.

6

Ensine seu cão a não saltar sobre as pessoas que encontrar, sobretudo porque pode pesar mais de 40 kg e deve aprender a se socializar. Para isso, você deve usar uma correia e uma coleira que prendam bem seu labrador cada vez que forem dar um passeio, que deve ser com frequência porque estes cães adoram estar ao ar livre.

7

Quanto às ordens básicas para cães:

  • Primeiro, é importante que o labrador conheça o significado da palavra "Não" quando a disser. Para isso, deverá dizê-la após o seu nome. Isto se aplica a qualquer outra ordem que deseje dar. Portanto, primeiro diga seu nome, para que saiba que se dirige a ele, e depois o comando.
  • Para o ordenar a sentar-se, deverá usar a palavra "Senta", e no princípio terá de o educar você mesmo empurrando sua parte traseira para baixo para conseguir sentá-lo. Dê-lhe um prêmio quando se mantiver sentado e assim associará a ação à sua ordem, ao mesmo tempo que a recompensa.
  • Por outro lado, pode fazer que se deite com a ordem "Deita" ou "Para Baixo", colocando um prêmio à altura do chão e dando quando se deitar.
  • Também pode lhe ensinar a ordem "Vamos" ou "Continua" para que acompanhe você atado à correia, e quando quiser parar o passeio diga "Para" ao mesmo tempo que puxa a correia, mas lembre-se de dar o seu merecido prêmio se cumprir as suas ordens.
  • Estas ações devem ser repetidas durante várias sessões até que ele as compreenda, por isso precisará ser paciente e não desistir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como educar um labrador filhote, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.