Como ensinar cachorro a não chorar

Como ensinar cachorro a não chorar

Quer ensinar seu cão a parar de chorar? Então, a primeira coisa que deve saber é que se seu pet chora é porque sofre de ansiedade por separação. Ou seja, seu cachorro sente medo por ser abandonado, daí as queixas e choros. É um comportamento muito comum em cães que estão muito ligados aos seus donos humanos. Esse choro também ocorre quando em uma casa vivem muitos cães. Então, seu pet chora porque reconhece você como o líder da matilha e sente medo quando não vê você. Para o ajudar em umComo.com.br vamos explicar para você como ensinar seu cachorro a não chorar.

Passos a seguir:
1

Esse choro do seu cão é fruto do seu medo. Seu objetivo é que compreenda que não tem nenhuma razão para estar assim. Não pode abordar este assunto dizendo a seu pet "não" ou castigando-o pois, desta forma, só conseguirá que o problema piore. Se o repreender, estará causando um mal-estar desnecessário e ele não entenderá.

A estratégia mais adequada é tranquilizar seu cão já que não pode explicar que vai voltar para casa, pode ensiná-lo que seus medos não têm qualquer motivo. Uma forma de fazê-lo entender é começar por saídas curtas. Ainda que leve um certo tempo, verá que é um bom método. Saia de casa apenas por uns minutos e depois volte. Repita isso com frequência várias vezes ao dia e com o passar do tempo aumente a duração das saídas.

2

Para ensinar o seu cachorro a não chorar, ou melhor, a compreender que não vai abandoná-lo, tente não fazer de cada saída um espetáculo. Ou seja, cada vez que tiver que sair de casa e deixar seu pet sozinho não converta o regresso em uma festa. É natural que, como ama muito seu cão, quando regressar à casa o cumprimente de forma efusiva, mas com esta atitude está fomentando que sinta falta do seu regresso em excesso, assim, quando voltar a sua casa, tente não cumprimentar seu pet logo.

Trata-se de não dar importância ao fato de ir e voltar. Quando sair, faça-o como se seu cão não estivesse e, na volta, quando abrir a porta, não elogie seu pet. O que deve fazer é tirar a roupa, deixar que o siga e depois, dizer alguma coisa ao seu cachorro. Se cada vez que sair fizer isto, seu cão assimilará que sempre volta. Seu pet aprenderá que cada saída não é algo de grande importância.

3

Outra forma de fazer com que seu cachorro não chore é tentando que esteja distraído. Se exercitar o seu pet antes de sair, começará a notar resultados: saia para passear, corra e brinque com ele. Se seu animal de companhia se cansar o suficiente, certamente que depois se queixará menos por sua ausência. Além disso, se estiver esgotado quando voltar para casa depois do passeio, é muito provável que fique dormindo.

Também pode brincar com ele dentro de casa antes de sair. Tenha sempre prontos brinquedos recheados com guloseimas, para estimular seu interesse em se exercitar. Se conseguir que seu pet se divirta e se distraia muito antes de você ter que sair, deixará de chorar. Também é recomendável deixar algum brinquedo ou acessório para lhe fazer companhia enquanto está sozinho, sempre que não seja perigoso.

Em umComo damos a você alguns conselhos para que saiba brincar com seu cão.

4

É muito importante que deixe para ele um espaço em casa onde se sinta cômodo e seguro. Nunca feche seu pet em um cômodo, deve tentar que a casa seja um lugar para que seu cachorro esteja feliz e tranquilo. Deixe alguma manta que goste ao seu alcance, alguma peça sua, ou inclusive uma cama onde possa se refugiar. São objetos que o farão se sentir bem e a salvo.

O que nunca deve fazer é voltar para casa para tranquilizar seu cão. Se o fizer, acabará se acostumando e sempre esperará você. Desta forma está dizendo que o choro funciona, e piorará a situação. A ideia que deve trabalhar é de mostrar a ele que tudo está bem se ficar sozinho e não tem nada que temer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar cachorro a não chorar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.