Como ensinar meu cachorro a não atacar outros cachorros

Como ensinar meu cachorro a não atacar outros cachorros

A ideia de que seu cão ataque outros cães não é agradável e supõe uma fonte de estresse importante para qualquer dono de animais de estimação. Se notar que seu cão fica agressivo na presença de outro, tome medidas o quanto antes. A técnica para conseguir mudar seu comportamento passa por modificar seu comportamento com atenção e com uma boa educação. Não se alarme, mas é um problema que pode ter graves consequências. Em umComo.com.br contamos a você como ensinar meu cachorro a não atacar outros cachorros.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer é observar bem seu cão para saber o que é que desencadeia o seu comportamento agressivo. Pode ser que seja agressivo com cães grandes ou pequenos, ou inclusive só quando se aproximam. É importante conhecer a raiz do problema porque pode estar demonstrando agressividade por domínio, por medo ou por marcar território. Conhecendo o fator desencadeante, é possível saber melhor como ajudar.

2

Quando começar um tratamento de educação para modificar o comportamento agressivo do seu cão, você deve evitar o contato de seu animal com outros, exceto sob supervisão. Una boa forma é delimitar seu jardim ou pátio para que seu cão não possa escapar, ou se não dispõe desse espaço, coloque-o em um cômodo separado de qualquer outro cão que possa entrar na casa. Quando sair para passear, não tire nunca sua coleira a não ser que saiba com total segurança que não encontrará nenhum outro cão.

3

Ainda que não goste muito da ideia, deveria colocar uma focinheira nele para que não possa morder outro cão. Poderá respirar e latir sem problemas, evitando alguma consequência desagradável. Saiam para passear por alguma área onde saiba que encontrará outros cães e leve com você seus petiscos favoritos. Antes de se aproximar bastante de outros cães e seu cão ficar agressivo, pare e mantenha-se ao seu lado. A ideia é que possa ver outros cães e pouco a pouco não se sinta ameaçado; peça para ele se sentar e se estiver se comportando, dê algum prêmio.

4

Tente se aproximar com precaução e acalmar os outros cães. Se perceber que seu cão está violento, obrigue-o com uma ordem clara e sincera a sentar. Não ceda ao seu nervosismo. Espere ele sentar, e se não o fizer, volte a pedir até que o consiga. Quando se sentar dê uma recompensa e uma boa sessão de mimos e elogios para que compreenda que fez direito.

5

Este processo terá que ser repetido muitas vezes e com muita paciência. O ideal é que troque de lugares para que se encontre com cães diferentes. Deverá tentar sempre que ele sente quando você der a ordem. Deverá conseguir que espere mais e mais tempo até a recompensa planejada. Estes últimos passos deveriam ser repetidos também mas tirando a focinheira, porque essa é a verdadeira prova de fogo definitiva. Chegará um momento em que seu cão estará totalmente calmo e poderá estar na companhia de outros da sua espécie.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu cachorro a não atacar outros cachorros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.