Como ensinar meu cachorro a não morder

Como ensinar meu cachorro a não morder
Imagem: bulhufas.es

Em umComo.com.br já lhe mostramos como evitar que seu cachorro morda suas coisas, mas o que acontece quando nosso cachorro adulto ou filhote morde a gente? Não podemos permitir que nosso animal se torne num cachorro agressivo habituando-se primeiro a morder a nossa mão com esses dentes tão afiados e por isso é bastante importante educá-lo desde filhote. Em umComo.com.br queremos orientá-lo com estes conselhos sobre como ensinar meu cachorro a não morder.

Passos a seguir:
1

Quando seu cachorro é filhote é normal que ele queira morder tudo, porque além das gengivas poderem estar incomodando ele, faz parte de um adequado processo de crescimento. Ele só precisa que você o ensine a deixar de o fazer e evitar assim problemas quando crescer.

2

Diferencie quando seu cachorro morde brincando ou quando o faz porque lhe dói a gengiva de uma mordida forte porque está zangado. Se ele apertar, você deve fazê-lo entender imediatamente que desaprova o que ele fez.

3

Se ele continua mordendo sua mão é porque interpretou mal as suas reações e acha que não é errado o que ele está fazendo e que você aprova.

4

Quando seu cachorro o morder, diga um "não" firme e rotundo. Depois disso ignore-o.

5

Se ele continuar mordendo, você pode soltar um grito agudo, quase imitando o uivo de um cachorro quando algo lhe dói, deste modo ele deixará de lhe morder associando este grito à dor. Se ele deixar de o morder você deve felicitá-lo e continuar brincando evitando que ele o morda.

6

Quando você vir que seu cachorro se acalmou, aproxime-se dele e acaricie-o falando suave e calmamente com ele. Não coloque a mão perto do focinho dele para evitar que volte a morder. Se ele tornar a morde você, volte a dizer o não rotundo e a ignorá-lo; desta vez você também pode se afastar dele.

7

Evite brincar com seu cachorro brincadeiras agressivas que impliquem deixá-lo raivoso ou que ele o morda, porque ele associará a brincadeira com a ação de morder.

8

Quando seu cachorro se comportar de forma adequada elogie seu cachorro por seu bom comportamento com carinho e com algum prêmio de artigos para cães. Mas sem exagerar.

9

Dê brinquedos de borracha ao seu cachorro para que ele possa morder. Ensine a ele que deve morder os brinquedos e não as pessoas. Quando ele mudar a direção para sua mão ou outra coisa que não sejam seus brinquedos, diga a ele um não rotundo e quando voltar a prestar atenção nos brinquedos elogie-o.

Sugestão: Como chamar atenção do seu cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu cachorro a não morder, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.