Como ensinar meu cachorro a não subir na cama

Como ensinar meu cachorro a não subir na cama

A educação de um cão é fundamental para poder conviver e para que tanto nós como o nosso cão sejamos felizes. Às vezes, e, sobretudo, quando o cachorro é filhote, é difícil não cair no erro de deixar que adote comportamentos que depois considerará adequados. Devemos conscientizar-nos desde o começo que educar nosso cachorro quando é filhote evitará muita dor de cabeça quando for mais velho. Nós temos um papel fundamental neste aspecto, porque em nossas mãos está todo o nosso esforço desde o começo para que nosso amigo adote um comportamento e desenvolva uma educação adequada. Em umComo.com.br explicamos como ensinar meu cachorro a não subir na cama.

Passos a seguir:
1

Devemos avaliar se nosso cão já está mal habituado a subir em nossa cama ou se tratamos de ensinar quando começar a tentar. Em ambas as situações podemos ensiná-lo para que não o faça, mas no caso da primeira será mais difícil, porque trataremos de corrigir uma ação que até à data não impedíamos.

Todos gostamos de nos sentir acompanhados pelo nosso cão a todo o momento e quando é filhote, a tentação é maior. No entanto, isto pode ser um problema sobretudo quando o cão é de grande porte. Quando é pequeno não parece haver nenhum problema, mas com um ano ou mais você pode ter um cachorro de 25 quilos subindo em sua cama. Tanto se se tratar de um cão pequeno ou não, vamos explicar uma série de conselhos que podem ser úteis para ensinar seu cachorro a não subir na cama.

2

Devemos deixar claro que eles têm a cama deles e nós a nossa. Trata-se de mais uma regra de respeito e convivência. Além disso, se seu cão se acostumar a subir em sua cama, é muito provável que o faça também para dormir. É aconselhável que a cama de seu cão se encontre em um local onde não durma ninguém, como a cozinha ou a sala. Um problema que poderemos encontrar se nosso cão tomar posse de nossa cama é que urine para marcar seu território. Lembre-se que o líder é você, não o seu cão, e é assim que ele deve perceber.

Consulte o nosso artigo para saber mais sobre como ser o líder do seu cão.

3

Um dos exercícios que você pode fazer é subir na cama quando estiver com seu cão. Ele subirá também, por isso, quando estiver em cima convide-o a descer mostrando o chão e dizendo algo como "desça" e "não". "Não" é uma palavra que seu cão poderá associar facilmente a comportamentos negativos, por isso você deve usá-la sempre que quiser que seu cão não execute uma ação negativa. É importante a palavra que você escolher, junto com o tom de voz e o gesto, já que é o que fará com que seu cão estabeleça uma relação entre o que ele faz e se, de acordo com o que você diz a ele, está certo ou errado. Você deve praticar durante alguns minutos, mas sem se exceder para que seu cachorro não se canse e, quando responder positivamente, recompense-o com um biscoito para cães, junto com uma carícia e o reforço verbal como "muito bem", que você deveria usar para indicar que a ação que ele fez foi considerada positiva.

4

Não deixe que suba em sua cama à noite. A melhor solução é fechar a porta de qualquer quarto com uma cama, para que ele acabe dormindo na dele. Você pode acompanhá-lo até à sua cama e quando ele se deitar dar-lhe um prêmio junto com o reforço verbal positivo e as carícias. Com certeza ele voltará a se levantar e talvez lata e arranhe a porta. Você deve impedir que ele abra a porta, ainda que seja muito incômodo, porque caso contrário estará se arriscando a que o seu comportamento negativo seja reforçado. Você deve deixar claro que é você quem manda e que você tem o seu espaço, como ele tem o dele.

5

Pratique todos os dias a ação de "desça", fazendo com que ele suba na cama com você e premiando-o quando descer. Depois impeça que volte a subir na cama com um "não" e pondo a mão na frente dele como se estivesse a impedi-lo de subir. Tente que seu cão tenha todas as necessidades cobertas: alimentação, exercício, etc., para que assim esteja atento quando tratar de ensiná-lo.

Tenha muita paciência e sacrifício, sobretudo à noite. É possível que você passe uma semana com latidos e choros, mas o seu cão aprenderá.

Ajude seu cão a não subir em sua cama nem em nenhuma outra fechando as portas, para evitar que possa entrar nos quartos e subir.Coloque a cama do seu cachorro em um espaço onde ninguém durma, assim ele associará esse espaço a dormir e descansar. Não espere milagres. Os resultados não serão imediatos, mas se seguir os pontos anteriores, verá como o seu cão aprenderá.

Estas regras podem servir para ensinar seu cão a vir quando o chamar e outras regras de comportamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu cachorro a não subir na cama, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.