Partilhar

Como ensinar meu gato a usar o arranhador

Como ensinar meu gato a usar o arranhador

Você tem um gato e já está cansado de que ele arranhe seus móveis? Antes de mais nada, você precisa ser consciente de que mora com um felino e de que o DNA dele inclui afiar as unhas. A solução de todos os seus problemas é que seu bichano utilize a fundo o utensílio mais adequado para isso, de modo que em umComo.com.br mostramos a você como ensinar seu gato a usar o arranhador. A partir de agora seus móveis ficarão perfeitos e seu gatinho terá unhas sensacionais.

Também lhe pode interessar: Como fazer um arranhador para gatos
Passos a seguir:
1

Para muitos amantes dos gatos as unhas de seu animal são um autêntico pesadelo. Sofás, móveis, cadeiras, tapetes... tudo acaba cheio de riscos, com as marcas de arranhões de nossos amigos felinos. No entanto, com alguns pequenos truques você poderá acabar com o sofrimento dos seus móveis e, de quebra, dar uma alegria ao seu parceiro animal.

2

Independentemente da necessidade dos gatos de afiar suas unhas, eles precisam arranhar por outros motivos, entre eles poder agarrar-se de um lugar sólido e alongar seus músculos ou marcar território e objetos com seu próprio cheiro. Evidentemente, são costumes ancestrais e inatos que estão no arquivo mais primitivo da identidade do nosso gato e devemos canalizar esta tarefa no objeto adequado: o arranhador.

3

Muitos gatos utilizam o arranhador de modo natural e instintivo, sem a necessidade de prestar muita atenção no assunto. Assim que o descobrem parecem saber perfeitamente para que serve e afiarão suas unhas no aparelho sem rodeios. Para outros, no entanto, precisaremos utilizar um pouquinho de esforço e tempo, até que se acostumem a usá-lo.

4

É fundamental que o afiador tenha alguma bolinha ou um objeto pendurado, assim será mais fácil captar a atenção de seu bicho de estimação porque ele entrará através da brincadeira, vocêsabe como são os gatos, eles adoram brincar. Se não for assim, force você mesmo a brincadeira com o objeto, para que o animal se familiarize com o artefato.

5

Assim que o gato tocar no afiador pela primeira vez, o mais provável é que já comece a utilizá-lo sem nenhum problema. Por isso também pode ser uma boa ideia aproximar o gato do arranhador e direcionar suas patinhas para ele. Quando ele se enganchar, tudo vai mudar e o bichano se sentirá muito reconfortado com o cuidado de suas unhas.

6

Se seu amiguinho tiver predileção por algum móvel em particular, tente colocar o afiador perto desse espaço, para que ele se incline pelo utensílio e deixe o seu objeto em paz. Se você notar que o gato se resiste ainda a utilizar o aparelho, experimente untar o arranhador com a erva do gato, o cheiro fará com que o animal esteja mais predisposto a utilizá-lo.

7

Por último, informe-se bem sobre o tipo de arranhador mais adequado para seu bichano. Alguns gatos maiores precisam de afiadores específicos. Talvez comprando o que ele precisa, tudo fique bem mais fácil. De qualquer forma, e para começar, você também pode se animar a fabricar seu próprio arranhador.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu gato a usar o arranhador, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu gato a usar o arranhador

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
duda
O que fazer tenho uma gata de 3 anos castrada já foi mãe e volta e meia ela faz xixi na minha cama, é só ver lençol desarrumado em cima que associa como se estivesse fazendo na caixa higiênica, já chegou fazer xixi ao meu lado na cama enquanto eu estava dormindo, queria muito entender o que passa, acredito que não é normal esse comportamento. Por favor me ajude se existe algum produto que possa limpar o local e retirar totalmente o cheiro, para que ela não faça mais xixi nesse local.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Duda, quando um gato faz xixi no lençol ou no tapete e depois nós lavamos a peça, o cheiro vai continuar sempre presente para o seu gato. Então ele vai associar esse local ao local onde pode fazer as suas necessidades. É preciso um pouco de paciência para reverter esta situação, mas é possível. Aqui poderá encontrar algumas dicas para ensinar o seu gato a usar a caixa de areia: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-um-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-1620.html Espero que resulte!
maria teresa guerreiro
Boa noite...obrigados pelo vosso contacto......ke posso fazer com minha gata ke lhe foi detetado uma insufiencia renal grave.(com valores de creatinina com 10)..já teve a soro,mas os valores não baixaram,veio pra casa com dieta,mas tá muito magrinha ,come pouco....a veterinaria disse_me ke não havia muito ke fazer, mas ke não tava em sofrimento...eu tou sofrendo por ela.....eu amo muito os animais.....ajudem_me..eu sei ke è um caso dificel....

Como ensinar meu gato a usar o arranhador
Como ensinar meu gato a usar o arranhador

Voltar ao topo da página