Como ensinar meu gato a usar o arranhador

Como ensinar meu gato a usar o arranhador

Você tem um gato e já está cansado de que ele arranhe seus móveis? Antes de mais nada, você precisa ser consciente de que mora com um felino e de que o DNA dele inclui afiar as unhas. A solução de todos os seus problemas é que seu bichano utilize a fundo o utensílio mais adequado para isso, de modo que em umComo.com.br mostramos a você como ensinar seu gato a usar o arranhador. A partir de agora seus móveis ficarão perfeitos e seu gatinho terá unhas sensacionais.

Passos a seguir:
1

Para muitos amantes dos gatos as unhas de seu animal são um autêntico pesadelo. Sofás, móveis, cadeiras, tapetes... tudo acaba cheio de riscos, com as marcas de arranhões de nossos amigos felinos. No entanto, com alguns pequenos truques você poderá acabar com o sofrimento dos seus móveis e, de quebra, dar uma alegria ao seu parceiro animal.

2

Independentemente da necessidade dos gatos de afiar suas unhas, eles precisam arranhar por outros motivos, entre eles poder agarrar-se de um lugar sólido e alongar seus músculos ou marcar território e objetos com seu próprio cheiro. Evidentemente, são costumes ancestrais e inatos que estão no arquivo mais primitivo da identidade do nosso gato e devemos canalizar esta tarefa no objeto adequado: o arranhador.

3

Muitos gatos utilizam o arranhador de modo natural e instintivo, sem a necessidade de prestar muita atenção no assunto. Assim que o descobrem parecem saber perfeitamente para que serve e afiarão suas unhas no aparelho sem rodeios. Para outros, no entanto, precisaremos utilizar um pouquinho de esforço e tempo, até que se acostumem a usá-lo.

4

É fundamental que o afiador tenha alguma bolinha ou um objeto pendurado, assim será mais fácil captar a atenção de seu bicho de estimação porque ele entrará através da brincadeira, vocêsabe como são os gatos, eles adoram brincar. Se não for assim, force você mesmo a brincadeira com o objeto, para que o animal se familiarize com o artefato.

5

Assim que o gato tocar no afiador pela primeira vez, o mais provável é que já comece a utilizá-lo sem nenhum problema. Por isso também pode ser uma boa ideia aproximar o gato do arranhador e direcionar suas patinhas para ele. Quando ele se enganchar, tudo vai mudar e o bichano se sentirá muito reconfortado com o cuidado de suas unhas.

6

Se seu amiguinho tiver predileção por algum móvel em particular, tente colocar o afiador perto desse espaço, para que ele se incline pelo utensílio e deixe o seu objeto em paz. Se você notar que o gato se resiste ainda a utilizar o aparelho, experimente untar o arranhador com a erva do gato, o cheiro fará com que o animal esteja mais predisposto a utilizá-lo.

7

Por último, informe-se bem sobre o tipo de arranhador mais adequado para seu bichano. Alguns gatos maiores precisam de afiadores específicos. Talvez comprando o que ele precisa, tudo fique bem mais fácil. De qualquer forma, e para começar, você também pode se animar a fabricar seu próprio arranhador.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu gato a usar o arranhador, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.