Partilhar

Como ensinar o cachorro a rolar

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar o cachorro a rolar

Os donos de cães costumam gostar de treinar os seus melhores amigos para que eles façam truques, como sentar, se fingir de morto, dar a patinha, entre outros. Mas como ensinar o cachorro a rolar é um pouco mais complicado em relação aos demais movimentos e, por isso, o umComo.com.br vai dar algumas dicas para que você consiga treinar o seu cachorro a fazer essa manobra.

Também lhe pode interessar: Como ensinar seu cachorro
Passos a seguir:
1

Para ensinar o cachorro a rolar ou mesmo fazer manobras mais simples, como sentar, levantar, dar a patinha e fingir de morto é preciso ter muita paciência e tempo. Já que alguns truques são mais fáceis, é melhor iniciar por eles, como sentar e levantar, dessa forma, será mais simples de fazer o seu melhor amigo rolar pelo chão. O tempo que vai demorar para que ele consiga fazer a manobra com exatidão também vai depender da sua inteligência, uma vez que existem raças mais inteligentes do que outras, e mesmo da facilidade que ele tem em receber treinamento.

Como ensinar o cachorro a rolar - Passo 1
2

Outra coisa importante para ter na hora de ensinar o cão a rolar ou a fazer qualquer outro truque é a sua guloseima preferida, pois ele deve recebê-la sempre que se empenhar durante o treinamento. Existem duas formas de ensinar o cão a rolar. Numa delas, o primeiro passo consiste em ordenar que ele se finja de morto, ou seja, deitar de lado, totalmente imóvel. O segundo passo é segurar a pata traseira que estiver por cima e a parte de baixo das costas do cachorro e, devagar e com cuidado, rolá-lo para o lado.

3

Ao fazer o cão rolar, é importante que você diga “rolar”, a fim de ensiná-lo o nome dessa manobra. Assim, da próxima vez que você disser a palavra de ordem ele saberá o que fazer. Quando ele fizer sozinho o movimento pela primeira vez, não se esqueça de dar ao seu melhor amigo o petisco, o que vai mostrar a ele que executou a manobra da forma certa, bem como incentivá-lo a executá-la outras vezes, quando você disser a palavra mágica. No entanto, se esse passo a passo não foi suficiente para ensinar o seu cachorro a rolar, existe outra maneira.

4

O primeiro passo é pedir ao seu cão que se deite e deixá-lo assim por alguns segundos, se ele tentar levantar, empurre-o com cuidado para a posição de sentado. Quando ele se mantiver sentado, mostre a guloseimas a ele. Depois, peça ao cão que role, com a palavra de ordem “rola”, porém, ao mesmo tempo, com a mão segurando o petisco, mova-a para a direção que o cachorro deve rolar. Se o pet tentar se levantar e pegar a guloseima empurre-o com cuidado para trás. Quando ele finalmente rolar, dê ao cão a recompensa.

5

Caso várias tentativas não tenham ajudado o cachorro a concluir o truque, dê um descanso a ele e em outro momento comece de novo o treinamento. É possível ainda em uma nova oportunidade reunir as duas técnicas para ensinar o seu pet a rolar. Ou seja, mostrar a ele a guloseima e movimentar a mão para o lado que ele deve rolar e com a outra mão, que está livre, ajudá-lo a realizar o movimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o cachorro a rolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como ensinar o cachorro a rolar

Como ensinar o cachorro a rolar
1 de 3
Como ensinar o cachorro a rolar

Voltar ao topo da página