Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola

Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola
Imagem: animalmascota.com

Buscar e trazer a bola é uma das brincadeiras mais comuns às quais costumamos recorrer quando passeamos com nossos cachorros ou os levamos para fazer exercícios. No entanto, nem sempre conseguimos que eles nos obedeçam e pode ser complicado que busquem ou tragam o objeto que atiramos. Para saber como ensinar seu cachorro corretamente nesta prática e obter os resultados esperados, neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe os segredos para saber como ensinar o seu cachorro a trazer a bola.

Passos a seguir:
1

A brincadeira de buscar e trazer a bola consiste em 4 fases que você deverá ensinar ao seu cachorro se quiser que ele a realize corretamente:

  • Ir procurar a bola;
  • Pegar a bola;
  • Trazer a bola;
  • Soltar a bola.
2

As duas primeiras etapas do jogo são as mais simples de ensinar, o problema aparece sempre nas duas últimas, pois os cachorros costumam ficar com a bola e não a trazer nem soltar. Assim, isto será a primeira coisa que trabalharemos. Para motivar seu cachorro e conseguir que tenha interesse em brincar com a bola ou qualquer outro objeto, você deverá dedicar uns minutos a brincar com ele sem lançá-la. Assim sendo, mande ele se sentar e agite a bola perto de seu focinho para chamar sua atenção e atraí-la para o objeto. Pode deixar que ele a apanhe, de fato é bom que o faça para que se acostume e seja bem mais fácil ensinar-lhe a trazê-la quando a atirarmos.

Imagem: animalmascota.com
3

Quando ele pegar a bola dê-lhe uma ordem, como, por exemplo, 'Pega', para que ele a associe e pegue o objeto sempre que você mandar. Se ele não pegar a bola de forma instintiva, você deverá estimulá-lo. Para isso, pressione levemente com suas mãos entre a mandíbula superior e inferior de seu cachorro, obrigando-o a abrir a boca. Quando ele a abrir, coloque a bola dentro ao mesmo tempo em que dá a ordem 'Pega' e parabeniza-o efusivamente. O condicionamento positivo é fundamental na hora de adestrar um cachorro, por isso você deve felicitá-lo cada vez que ele fizer algo bem feito. Quando ele fizer isto com facilidade, deixe a bola no chão e dê a ele uma ordem para que a pegue. Premie-o cada vez que o fizer.

4

Agora vamos ensiná-lo a soltá-la. Para isso, não deixe ele soltar a bola sem que você tenha mandado. Deixe-o ficar com o objeto na boca uns segundos, coloque sua mão aberta debaixo do seu focinho e dê-lhe a ordem 'Solta' ou a palavra com a qual você se sentir mais cômodo. Já que o que queremos é que ele solte a bola por si só, não devemos arrancá-la de sua boca, pois estaremos criando o efeito contrário e o cachorro pensará que deve esperar você tirá-la. Deverá repetir-lhe a ordem várias vezes durante 20 minutos, no máximo, e praticar vários dias até que ele aprenda. Você vai comprovar que no começo seu cachorro terá alguma dificuldade para soltar a bola, mas que, com insistência e paciência, relacionará a mão e a palavra com o ato de deixar cair o objeto.

5

Cada vez que seu cachorro soltar a bola sem que você tenha mandado, você deverá dizer-lhe um 'Não' claro e dar-lhe a ele outra vez, e quando o fizer bem feito, felicitá-lo. Quando tiver aprendido as ordens de 'pegar' e 'soltar' a bola, já podemos proceder a atirá-la. Para isso, procure um lugar amplo, onde ele possa correr, e faça com que se sente. Depois, lance a bola não muito longe e dê-lhe a ordem 'Busca' para que a associe com o ato de perseguir o objeto.

Imagem: petclic.es
6

Se ao lançá-la seu cachorro perseguir a bola, mas não a pega, dê-lhe a ordem que lhe ensinou para a pegá-la e, em seguida, diga-lhe que venha até você. Quando o tiver em frente, diga-lhe que se sente e dê-lhe a ordem 'Solta' que você ensinou a ele anteriormente. Premie-o quando o fizer, utilize golosinas para cachorros a fim de motivá-lo mais.

Se você não ensinou ao seu cachorro a ordem 'Vem', deverá fazê-lo. A melhor maneira é aproveitando situações cotidianas, cada vez que seu cachorro se aproximar de você, seja para comer ou qualquer outra coisa, diga-lhe 'vem' e parabenize-o. Assim ele aprenderá a associar o ato de ir até você com a palavra.

7

Ponha em prática todas estas indicações e brinque com seu cachorro todo dia até que ele aprenda a trazer a bola. Se a raça do seu cachorro for de caça, será bem mais fácil aprender a ir procurar o objeto e pegá-lo, mas será mais difícil conseguir que ele o traga e solte, pois o tomará como sua presa. Você deverá insistir nos últimos passos até que os interiorize. O exercício do cachorro é fundamental para liberar tensões e não acumular estresse.

Imagem: educaconclicker.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu cachorro a trazer a bola, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • É muito importante premiá-lo cada vez que fizer algo bem feito.
  • Quanto antes você ensinar seu cachorro a trazer a bola mais fácil será o processo de aprendizagem, conforme eles vão crescendo torna-se mais difícil interiorizar as ordens.