Partilhar

Como ensinar um cachorro a sentar

Como ensinar um cachorro a sentar
Imagem: estesiok.mx

Ensinar seu animal de estimação é a chave para que ele possa se adaptar à casa e controlá-lo em qualquer situação. Quando compramos um cachorro devemos estar conscientes do tempo que requer ensinar a ele as ordens necessárias e o tempo para seu cuidado. Para que o cachorro seja feliz é necessário que dediquemos a ele parte do nosso tempo livre para levar ele para passear, brincar, etc., e discipliná-lo para que ele não se descontrole e aprenda a seguir as regras. Uma das primeiras ordens que deve ser ensinada é a de sentar. Por isso, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você os passos para saber como ensinar um cachorro a sentar.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como ensinar meu cachorro a deitar
Passos a seguir:
1

Para ensinar seu cachorro a sentar precisará de guloseimas para cachorros e paciência. Em função da idade do cachorro, o processo de adestramento será mais lento ou mais rápido. É sempre recomendável ensinar esta ordem quando o cachorro é filhote, mas nunca é tarde para começar. Ainda que seu animal já seja adulto, pode aprender e interiorizar a ordem de sentar.

2

O condicionamento positivo é vital para a aprendizagem do cachorro, por isso as guloseimas possuem um papel muito importante no ensino desta ordem. A primeira coisa que deve fazer para ensinar seu cachorro a sentar é escolher uma palavra para dar a ordem. É recomendável usar palavras monossilábicas para dar as ordens. Os cachorros não entendem o conceito da palavra, e sim o tom da mesma, por isso é mais fácil que aprendam o tom de uma palavra curta ao invés de uma longa. Você pode usar a palavra "senta".

3

Para adestrar o cachorro e ensinar a ordem "senta" deverá segurar a guloseima com os dedos polegar e indicador e dobrar o resto dos dedos contra a palma da mão. Deve fazê-lo como a mão da imagem que segura o brinquedo, mas neste caso com a guloseima.

Como ensinar um cachorro a sentar - Passo 3
Imagem: ardengrange.es
4

Quando tiver a guloseima bem firme, aproxime do focinho do cachorro a um centímetro de distância. Para ensinar seu cachorro a sentar, tente chamar sua atenção movendo um pouco a guloseima. Quando o cachorro colocar sua atenção em você e, principalmente, na guloseima, é hora de passar ao seguinte passo.

5

Agora você deve levantar suavemente a guloseima para cima, alguns centímetros por cima da cabeça do cachorro. Quando o cachorro seguir a guloseima com seu olhar, levantará a cabeça e automaticamente começará a sentar-se. Quando o animal começar a baixar o traseiro para sentar, é muito importante dizer a palavra "senta" para que a associe com o movimento. Quando o cachorro estiver sentado, dê a guloseima como prêmio. Repita este processo várias vezes até que seu cachorro associe completamente a ordem "senta" com o movimento de se sentar. Então, poderá começar a dar a ordem sem ter uma guloseima na mão.

Imagem: cursosccc.com
6

Se seu cachorro não senta de forma automática, você pode ajudá-lo e baixar o seu lombo, exercendo uma leve pressão para baixo. A pressão deve ser leve para que o cachorro acabe de sentar sozinho. Ao mesmo tempo que você induz o cachorro a sentar, deve dizer a ordem "senta".

Imagem: comoensenaramiperro.com
7

Lembre-se de premiar sempre o seu cachorro quando fizer algo certo. É muito importante que o cachorro associe as ordens com coisas positivas para ele, como as guloseimas. Desta maneira, aprenderá bem mais rápido e adestrar o cachorro será mais fácil. O condicionamento positivo é sempre mais eficiente do que o castigo.

8

Para que o cachorro aprenda melhor a ordem de sentar, tente usar sempre o mesmo tom para dizer a palavra "senta". Como dissemos antes, os cachorros aprendem o tom e o som da palavra, não o significado. Repita a ordem durante o dia, várias vezes, mas sem insistir muito. É possível que seu cachorro precise de mais de um dia para aprender a se sentar e é muito importante não entendiá-lo nem pressionar com este exercício.

9

É recomendável repetir a ordem em vários lugares e situações para que o cachorro não associe a mesma só com o lar. Assim, seu cachorro vai sentar sempre que você mandar, independentemente do lugar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar um cachorro a sentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como ensinar um cachorro a sentar

5 comentários
A sua avaliação:
will
ajudou muito
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Will! Continue seguindo o umCOMO :)
A sua avaliação:
Suzana
Sara, gostei muito de ler esta postagem. Adotei um cachorrinho de rua que já tinha pouco mais de dois anos e embora ele já tenha aprendido muitas coisas desde então, sentar... Ele só senta quando quer!!! Mas a partir de amanhã vou tentar como você diz. Só discordei de que os cachorros aprendem o tom e o som das palavras e os associam a um gesto, porque tenho outra com a qual converso desde de três meses (hj com quase dois anos) e o vocabulário que ela entende é imenso - ela é uma border collie, mas não acho que seja só esse fato que explique a inteligência dela. Ela é capaz de fazer coisas que eu peço pras quais ela jamais foi treinada, tipo "Flor, vai lá no quintal e pega --- isso ou aquilo --- e traz pra mamãe". Mas muitas outras coisas também. Eu me pergunto como ela pensa - não é por mera associação, de jeito algum. Grande abraço.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Suzana! Espero que você ensinar o que pretende ao seu cachorro. Para saber como os cachorros pensam consulte este artigo, vai ajudá-la a perceber melhor: http://www.peritoanimal.com.br/como-os-cachorros-pensam-7169.html Muito obrigada pelo comentário e boa sorte nesses ensinamentos!
Joao
Muito bom... Me ajudou com meu Pet !!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo comentário e boa sorte com seu cachorro :)
Amanda Luisa Behling
e se na 5° dica ele pular e pegar a guloseima??
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Amanda! Isso é algo que pode acontecer sim, mas tem de estar atenta e continuar tentando, eventualmente ele vai obedecer à sua ordem. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte :)
Ana clara
eu disse não , isso não funcionou no meu cão que pena .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Ana Clara, que pena, mas você deve continuar tentando, com certeza que algum dia ele vai sentar ;) Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)

Como ensinar um cachorro a sentar
Imagem: estesiok.mx
Imagem: ardengrange.es
Imagem: cursosccc.com
Imagem: comoensenaramiperro.com
1 de 6
Como ensinar um cachorro a sentar

Voltar ao topo da página