Comportamento do gato

Como ensinar um gato a não arranhar os móveis

Como ensinar um gato a não arranhar os móveis

O gato é um animal difícil de treinar. Ao contrário do cachorro, que na natureza vive em bandos em que há ordem e hierarquia, o gato no estado selvagem é um caçador solitário o que se traduz em estado doméstico num animal de estimação que não vai fazer nenhum esforço para se adaptar ao grupo e que aprenderá o que lhe interessa. Um gato com unhas irá sempre arranhar, pois para ele é um comportamento inato e instintivo de exercício, higiene e manutenção das suas armas de caça e defesa. Para além disso, é uma forma de marcar o seu território, uma vez que ao rasparem as suas unhas deixam uma marca de odor, que os seres humanos não percebem, mas que para os gatos é inconfundível. Por isso, o gato tem de arranhar, o que podemos conseguir é que o gato arranhe onde queremos e não arranhe no sofá ou nos móveis.

Vai precisar de:
  • Um arranhador para gatos.
  • Guloseimas, brinquedos, escovas para gatos.
  • Feromônios repelentes de gatos ou casacas de cítricos.
  • Spray recarregável.
Também lhe pode interessar: Como adestrar um gato
Passos a seguir:
1

Em estado selvagem o gato arranha apenas os troncos das árvores, por isso devemos comprar um arranhador que se pareça o máximo possível com um tronco de uma árvore: grande e sobretudo estável. Um gato nunca se habituará a arranhar um arranhador pouco estável, que se mova quando o usa. Este tipo de arranhador é muitas vezes caro, mas é um bom investimento, uma vez que o que gastamos no arranhador pouparemos em sofás, móveis ou tapetes.

Como ensinar um gato a não arranhar os móveis - Passo 1
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
2

Também tem a opção de fazer o seu próprio arranhador para gatos com um pedaço de tronco que colocaremos em casa numa posição o mais estável possível. O inconveniente desta opção é que deixará resíduos de tronco no chão cada vez que o gato arranhar. Podemos evitá-lo, colocando o tronco em cima de um tapete felpudo ou numa bandeja para vasos grandes. O importante é que o conjunto seja estável, suporte o peso do gato e não se mexa quando o gato o use.

Como ensinar um gato a não arranhar os móveis - Passo 2
Imagem: gateiro.com.br
3

Independentemente se o compra ou se decide fazê-lo você mesmo, terá de o ter pronto para quando o gato chegar a sua casa, para se habituar a arranhar nesse sítio desde muito pequeno.

4

Para atraí-lo até ao arranhador poderá usar brinquedos, guloseimas, fazer carícias... se é um gato que gosta de ser escovado, escove-o junto ao arranhador para que se torne num lugar agradável para ele.

5

O gato arranha sempre no mesmo sítio, pois são animais de hábitos e além disso a mesma marca de odor que deixaram, atraí-os para arranhar no mesmo sítio. Este círculo vicioso é muito difícil de quebrar num gato adulto. Podemos tentar pulverizar feromônios (que se podem comprar em lojas de animais) no sítio onde não queremos que arranhe e pulverizar com aroma cítrico no sítio onde não queremos que arranhe. Nas lojas de animais, também podemos encontrar feromônios repelentes para os gatos, para pulverizar no sítio onde não queremos que arranhe, mas podemos poupar esta compra esfregando regularmente casca de frutas cítricas em sítios onde não quer que o gato arranhe. Geralmente funciona e para além disso deixa um odor agradável para os humanos.

6

Coloque o arranhador no sítio em que o gato começou a arranhar e afaste-se pouco a pouco, meio metro a cada dia mais ou menos.

7

Sempre que o gato comece a arranhar num sítio indesejado pulverize com um spray com água (ou qualquer coisa que ele não goste) sem que o gato o veja. O objetivo é que o gato relacione o arranhado num sítio proibido com um resultado desagradável, por isso é muito importante que o gato não veja quando você pulveriza, pois assim irá relacionar o pulverizado consigo e arranhará nesse sítio quando não estiver presente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar um gato a não arranhar os móveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Devemos ser realistas com os nossos objetivos. Dificilmente conseguiremos que o gato se habitue a arranhar um arranhador que colocamos na outra ponta da casa. Na medida do possível, devemos deixar o arranhador desejado, o mais próximo possível do arranhado indesejado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Giácomo G. Ronsini Alves
Gostaria que me ajudasse a fazer meu gato parar de me arranhar e de me morder.Me ajuda por favor.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Giácomo! Nesse artigo do site PeritoAnimal poderá encontrar boas informações que a poderão ajudar nessa situação: http://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
Maria
Corto a unha do meu gato toda semana, e mesmo assim ele arranha, não arranha sofá, cortinas, etc pq basta eu mostrar o borrifador com agua que ele sai correndo. Mas é da natureza dos felinos arranharem, mesmo com suas unhas cortadas, Lógico que com as unhas cortadas o estrago é menor..rsrs..
Bel
Moro em uma casa com quintal,tem jaboticabeira,mangueiras e outras árvores e ms assim arranham...minha irmã fica uma fera...n sei o q fazer!
sonia
Ola tenho gato a muitos anos e descordo do que voce escreveu o gato não arranha para deixar seu cheiro ele arranha para diminuir o tamanho da sua unha que cresce muito rapida eu corto as unhas dos meus gatos percebi que quando não corto eles raspão no sofa,mas quando corto eles não fazem isso, por tanto não fazem para marcar território, boa sorte.
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: gateiro.com.br
1 de 3
Como ensinar um gato a não arranhar os móveis