Como ensinar um gato a usar a caixa de areia

Como ensinar um gato a usar a caixa de areia
Imagem: gatosmania.com

Ensinar um gato a usar a sua caixa de areia não é necessário na maior parte dos casos. Todos nós já ouvimos dizer que os gatos são animais muitos limpos, este tema é fruto da observação de uma parte da tendência natural que os gatos têm para se limparem e cuidarem do seu pelo, mas também pelo seu costume natural de urinarem e defecarem na caixa de areia. Este hábito de higiene, faz dos gatos excelentes animais de estimação, bem como a evolução do gato no estado selvagem a gato doméstico. O gato precisa esconder o seu rasto o máximo possível para que as suas presas não detectem a sua presença. Embora a tendência seja natural, pode haver casos problemáticos em que a tendência de usar a caixa de areia não se manifesta. Se este é o caso do seu gato, esteja atento aos conselhos que lhe damos de seguida em umComo.com.br para ensinar o seu gato a usar a caixa de areia.

Vai precisar de:
  • Caixa de areia (de preferência de plástico rijo)
  • Areia para gatos
Passos a seguir:
1

Na hora de comprar uma caixa de areia para o seu gato, tenha em conta o seu tamanho, de maneira a que seja suficientemente grande para o gato caber lá dentro e ficar cômodo já na fase adulta. As paredes da caixa também devem ser suficientemente altas, para garantir que a areia não sai fora, quando o gato está a fazer as suas necessidades e a remexer a areia. Tenha também em conta se o seu gato é ou não de uma raça pequena e se depois consegue subir na caixa de areia.

2

Os gatos são animais por natureza bastante asseados, por isso não deve colocar a sua caixa de areia perto do recipiente da comida. Deve manter estes dois recipientes devidamente afastados, pois caso contrário o gato poderá deixar de usar a caixa de areia.

3

Tenha em atenção que tipo de areia compra. Algumas marcas incluem perfumes que podem desorientar o gato na hora de identificar a localização e função da caixa de areia. Opte por uma areia sem odor e certifique-se que absorve o líquido e os odores de forma eficiente.

Imagem: dicaspeludas.blogspot.pt
4

Situe a caixa de areia num lugar calmo em que o gato tenha uma certa privacidade.

5

Caso o seu gato tenha por hábito ir urinar ou defecar em algum lugar aceitável, coloque a caixa de areia nesse local. Lembre-se que uma vez escolhida a localização da caixa de areia, esta deve ser definitiva, caso contrário poderá desorientar o seu gato.

6

Mostre ao seu gato onde colocou a caixa de areia e mexa na areia com a mão para que ele veja o que é.

7

Se vir que o gato se põe em posição num lugar inadequado, pegue nele e vá correndo para a caixa de areia. Deve fazer isto com firmeza mas com suavidade e sem repreender.

8

Quanto mais limpa estiver a caixa de areia, melhor, tanto para nós como para o gato. Devemos retirar as fezes todos os dias e mudar a areia uma vez por semana. No entanto, nos primeiros dias, especialmente se existiram problemas para se acostumar a usar a caixa de areia, devemos ser menos rigorosos com a higiene para que o gato detecte o cheiro e estabeleça a relação cheiro-localização-função.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar um gato a usar a caixa de areia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Certifique-se que o gato tem sempre acesso à sua caixa de areia.