Como ensinar um periquito a não me bicar

Como ensinar um periquito a não me bicar

Os periquitos são aves de companhia lindas, mas às vezes podemos chegar a pensar que não são muito agradecidas pelo tratamento que recebemos de sua parte. É que este animal costuma bicar por instinto, tanto por falta de confiança em você quanto por seu espírito brincalhão. Seja como for, em umComo damos a você as dicas sobre como ensinar um periquito a não lhe bicar.

Dê-lhe a sua confiança

É importante dar confiança ao seu periquito para que não ataque você. Isto se consegue habituando-o a você. Faça com que conheça você e lhe dê carinho. Para conseguir que o seu pet confie em você, comece conversando com ele todos os dias, faça-o notar que a sua companhia agrada você. Ofereça guloseimas em sua mão, faça que ele se aproxime para pegar com seu bico. Primeiro, faça isto a uma certa distância, e se aproxime à medida que notar que se sente mais cômodo comendo da sua mão.

Ensine-o desde pequeno

É verdade que os periquitos são melhor treinados quando são jovens. O ideal é que não passem dos 6 meses de idade. Tenha em conta que quanto mais velho for, mais complicado será para você ensinar aquilo que quiser. Por isso, deveria começar o quanto antes com seu treinamento; consulte o nosso artigo sobre como treinar um periquito.

Segure a sua ave suavemente

Se pegar no seu periquito com muita força, o animal reagirá com bicadas, pois sentirá que deve se defender de você. Lembre-se que deve tratar seu pet com cuidado e suavidade, por isso, não o pressione com as mãos quando o segurar.

Os periquitos são brincalhões

Em outras ocasiões o periquito tem confiança no dono, mas começa a bicar porque quer brincar. O que precisa fazer aqui é não reagir de maneira exagerada com gritos nem gestos desmesurados. Com isto só conseguirá incentivá-lo a continuar mordendo você, pois pensará que desta forma recebe mais atenção da sua parte. Tire a mão quando puder de maneira suave, sem o deixar nervoso. E não grite com seu pet.

Ignore-o se insistir em bicar

O que fazer então se seu periquito continua mordendo você ainda que seja brincando? O mais eficaz costuma ser que, quando o fizer, o deixe em seu pau e a seguir o ignore. Deste modo ele aprenderá que não agiu corretamente por alguma razão, e com o tempo deixará de bicar você para evitar que você volte a ignorá-lo. Lembre-se que deverá ser paciente com seu pet utilizando este método, mas asseguramos a você que funciona.

Dê comida em seu bico, mas com suavidade

Há outras técnicas eficazes para corrigir a situação. Dar uma palmadinha com o dedo em seu bico e depois retirar costuma funcionar. Deve ser um toque seco e suave, não machuque o periquito. Se voltar a fazê-lo, mostre-lhe o dedo perto de seu bico. Se entender, ele não voltará a bicar você, mas pode demorar algumas tentativas a reconhecer a sua forma de castigo.

Se voltar a tentar morder você, volte a dar com o dedo em seu bico. Mostre-lhe novamente o dedo até ver que já não ameaça bicar você. Retire o dedo nesse momento e entenderá que ele já não incomoda você porque não está bicando.

Diga-lhe NÃO

Outra opção que ajudará você é dizer "NÃO" em um tom neutro, sem gritar, quando o periquito bicar você. Repita esta ação as vezes que forem necessárias, ou seja, cada vez que o fizer. O habitual é que pare de morder durante uns instantes e depois tente novamente. Nesse caso, repita o processo. Se insistir várias vezes, devolva-o a sua gaiola e ignore-o como dissemos anteriormente.

Sopre na sua cara

Também pode entender que este comportamento não é o correto se, quando bicar você, lhe soprar na cara com suavidade. A seguir, coloque a sua mão ao lado dele, assim comprovará se volta a fazê-lo. Por norma temos que repetir esta técnica entre dez e vinte vezes seguidas para que o periquito compreenda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar um periquito a não me bicar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.