Como ensinar uma calopsita a falar

Como ensinar uma calopsita a falar

Quem aprecia o som emitido por pássaros às vezes se surpreende com as calopsitas: assim como papagaios, elas são capazes de falar e até mesmo cantar músicas inteiras. Como todos os animais, incluindo os humanos, elas não nascem sabendo falar. É uma capacidade que adquirem ao longo da vida com muito treino e dedicação. Por isso, o umCOMO reuniu alguns pontos sobre Como ensinar uma calopsita a falar para facilitar a vida dos criadores e admiradores das aves.

Passos a seguir:
1

Quando você é muito pressionado a aprender alguma coisa rapidamente você consegue alcançar o seu melhor desempenho logo de cara? Provavelmente não. A calopsita funciona da mesma maneira: se ela se sentir muito pressionada, pode ficar acuada e não emitir um pio. A insistência também pode deixá-la irritada, estressada e assustada.

Portanto, antes de tudo, tenha paciência com o seu pet. Apesar da boa vontade dos donos em ensinar uma calopsita a falar, ela não vai aprender tudo da noite para o dia.

Imagem: diariodacalopsita.blogspot.com.br/
2

Assim como qualquer outro animal, a calopsita inspira cuidados próprios e precisa se sentir em um ambiente aconchegante. Antes de tentar ensinar uma calopsita a falar, certifique-se de que ela seja bem cuidada, bem tratada, acariciada e alimentada. Converse com a ave de forma carinhosa e transmita amor; além de ficar à vontade, a calopsita também terá mais confiança em seu dono e terá maior facilidade no aprendizado.

Imagem: petrede.com.br
3

Se você já se encarregou que a calopsita esteja confortável em casa, pode começar a introduzir algumas palavras com base na repetição. No entanto, é preciso ter cuidado com o que quiser ensinar. Não chegue declamando um poema de Camões, pois ela não aprenderá desta forma. Pense na calopsita como um bebê aprendendo a falar: as palavras mais fáceis serão as primeiras ditas.

Escolha termos pequenos e simples, que sejam fáceis de aprender, e repita para ela todos os dias, várias vezes por dia. Introduza uma palavra de cada vez para que ela não se confunda. O tom de voz utilizado também colabora para que ela receba melhor os sons, então é bom ser sempre gentil e carinhoso quando for ensinar uma calopsita a falar.

Com o tempo, a medida que ela for aprendendo a repetir e falar, você pode aumentar o grau de dificuldade e ensinar frases e sons mais complexos.

Imagem: calopsitas-sp.blogspot.com.br
4

Torne a atividade lúdica quando for ensinar uma calopsita a falar. Assim como fazemos com cachorros quando queremos ensinar algo a eles, devemos dar um agrado à calopsita durante seu processo de aprendizado. Quando ela acertar uma palavra ou uma frase, faça um carinho nela ou dê algo que ela goste de comer.

Imagem: petz.com.br
5

Preste atenção aos sinais emitidos pela ave quando for ensinar uma calopsita a falar. Como qualquer animal ela interage diante de situações que gosta ou não gosta. Percebeu uma reação inusitada da calopsita diante de uma palavra? Fique atento se isto significa que o som a agrada; assim, palavras pelas quais ela demonstra interesse podem ser aprendidas com maior facilidade. Normalmente, quando alegre, a calopsita apresenta pupilas dilatadas e ergue a cabeça.

O mesmo se aplica aos casos contrários: se ela não repetir ou tiver uma reação negativa, pode estar sinalizando ao dono que não é capaz de falar determinada frase.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma calopsita a falar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Calopsitas fêmeas são mais quietas e tendem a falar menos que os machos.