Compreensão comportamento canino

Como entender a linguagem corporal do meu cachorro

Como entender a linguagem corporal do meu cachorro

Já alguma vez se perguntou porque é que o cachorro é tão bom animal de companhia? Uma das razões de mais peso é por a facilidade que têm de comunicar conosco e nós com eles. Comunicar com o seu cachorro é essencial, mas para que isso aconteça, primeiro você deve entender a linguagem corporal dele. Os cachorros mostram o seu estado através da sua linguagem corporal expressando emoções básicas como medo, submissão, agressão, vontade de brincar, etc. As orelhas e a cauda têm um papel fundamental na linguagem corporal do cachorro. Por isso, em umCOMO.com.br queremos orientá-lo sobre como entender a linguagem corporal do seu cachorro!

Também lhe pode interessar: Transtorno obsessivo compulsivo em cães

Índice

  1. Medo
  2. Está com raiva
  3. Está submisso
  4. Dominância
  5. Quer brincar
  6. Chamar a sua atenção
  7. Conselhos

Medo

Quando o seu cachorro sentir medo as orelhas dele ficarão achatadas para trás e até mesmo juntinhas à cabeça. A sua cauda ficará entre as patas traseiras e terá o focinho fechado com a cabeça agachada. Os olhos permanecerão entreabertos ou fechados. O seu corpo estará curvado, agachado e pode emitir gemidos. Se rosnar e mostrar os dentes, estará passando do medo à raiva.

Se sentir muito medo, ele pode até se esconder para evitar o estímulo que provoca o medo.

Está com raiva

Quando um cachorro fica com raiva, geralmente tende a mostrar-se agressivo. E avisam sempre de uma possível agressão. Como? As suas orelhas estarão sempre levantadas para a frente para estar atento ou para trás se a sua agressividade vier como consequência do medo.

A sua cauda ficará levantada e mostrará os dentes fixando o que lhe faz sentir assim, acompanhado por grunhidos e latidos fortes. Se se sentir muito agressivo estará firme e quieto inclinando o seu corpo para a frente, com o pelo do lombo e o da cauda possivelmente eriçados. Se isto acontecer, deixe-o não o provoque e deixe que se acalme.

Está submisso

Quando um cachorro estiver submisso, manterá as orelhas para trás e a cauda entre as patas traseiras, movendo-a. Evitará a todo o custo o contato visual como sinal de submissão. Ficará deitado, com a barriga à mostra emitindo sons agudos.

Dominância

Se o seu cachorro quiser mostrar dominância colocará as suas orelhas retas e para a frente, com a sua cauda levantada e a cabeça erguida e o peito para fora. Se ladrar é porque quer mostrar a sua agressividade ao mesmo tempo que a sua dominância. Também pode mostrar dominância colocando a sua cabeça ou o queixo ou a pata na parte depois do pescoço ou nos ombros do outro cachorro.

Quer brincar

Quando o seu cachorro quiser brincar consigo, estará com as orelhas relaxadas para a frente, com a cauda levantada e movendo-a energeticamente. Irá sentir-se relaxado, os seus olhos estarão abertos e ficará deitado com a parte de trás para cima como convite para brincar.

Chamar a sua atenção

Para chamar a sua atenção usará múltiplas técnicas. Desde por a sua pata na sua perna, por o seu focinho entre as suas pernas, persegui-lo pela casa, ladrar para brincar, etc,

Dependendo para que é que quer chamar a sua atenção, a sua forma de o fazer variará de uma forma para outra.

Conselhos

Se o seu cachorro sentir raiva evite olhar-lhe diretamente nos olhos para que não se sinta ameaçado. Mas para manter uma relação afetiva com o seu cachorro e dar-lhe segurança, mantenha um contato visual de forma regular quando ele se sentir relaxado.

Quando aprender a reconhecer a linguagem corporal do seu cachorro e comunicar com ele de forma adequada entendendo o que quer dizer, poderá saber o que quer em cada momento e como se sente. Deste modo, criará um melhor vínculo de confiança com ele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entender a linguagem corporal do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
debora cortez
nossa brigada mesmo... amei esse post... foi de grande ajuda...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Debora, que bom saber que foi de ajuda para você! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Maria Cidinéia Alves dos Santos
Que maravilha! Parabéns e obrigado a quem teve essa maravilhosa ideia de nos repassar as atitudes de nossos cachorrinhos, perdi para Jesus há poucos dias uma filha amiga, agora estou criando um vira lata, ativo que me deixa as vezes quase doida, kkkkk, contudo o amor é maior e consigo superar suas peraltices, só queria saber se ele vai demorar muito para parar de morder?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, muito obrigada por essas palavras. Nesse link poderá encontrar várias dicas para evitar que o seu cachorro morda: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-evitar-que-um-cachorro-morda-3250.html
helio
minha viralatinha e show
Sara
Bruna muito obrigada pelo seu comentário, valeu :)
bruna
gente isso é muito enteresante e parabéns quem fez esse site agora eu sei tudo o que minha cachorrinha fala
Usuário anônimo
Apenas info do senso conum e de procedencia duvidosa. Parece q foi um leigo q escreveu com base apenas em observacoes obvias tiradas da propria cabeca
Sara
Raabe muito obrigada pelo comentário :) valeu!
raabe
Agora entendo meu cachorro obrigada pela sua ajuda amei bjs
Como entender a linguagem corporal do meu cachorro