Como entender a linguagem corporal do meu cachorro

Como entender a linguagem corporal do meu cachorro

Já alguma vez se perguntou porque é que o cachorro é tão bom animal de companhia? Uma das razões de mais peso é por a facilidade que têm de comunicar conosco e nós com eles. Comunicar com o seu cachorro é essencial, mas para que isso aconteça, primeiro você deve entender a linguagem corporal dele. Os cachorros mostram o seu estado através da sua linguagem corporal expressando emoções básicas como medo, submissão, agressão, vontade de brincar, etc. As orelhas e a cauda têm um papel fundamental na linguagem corporal do cachorro. Por isso, em umCOMO.com.br queremos orientá-lo sobre como entender a linguagem corporal do seu cachorro!

Medo

Quando o seu cachorro sentir medo as orelhas dele ficarão achatadas para trás e até mesmo juntinhas à cabeça. A sua cauda ficará entre as patas traseiras e terá o focinho fechado com a cabeça agachada. Os olhos permanecerão entreabertos ou fechados. O seu corpo estará curvado, agachado e pode emitir gemidos. Se rosnar e mostrar os dentes, estará passando do medo à raiva.

Se sentir muito medo, ele pode até se esconder para evitar o estímulo que provoca o medo.

Está com raiva

Quando um cachorro fica com raiva, geralmente tende a mostrar-se agressivo. E avisam sempre de uma possível agressão. Como? As suas orelhas estarão sempre levantadas para a frente para estar atento ou para trás se a sua agressividade vier como consequência do medo.

A sua cauda ficará levantada e mostrará os dentes fixando o que lhe faz sentir assim, acompanhado por grunhidos e latidos fortes. Se se sentir muito agressivo estará firme e quieto inclinando o seu corpo para a frente, com o pelo do lombo e o da cauda possivelmente eriçados. Se isto acontecer, deixe-o não o provoque e deixe que se acalme.

Está submisso

Quando um cachorro estiver submisso, manterá as orelhas para trás e a cauda entre as patas traseiras, movendo-a. Evitará a todo o custo o contato visual como sinal de submissão. Ficará deitado, com a barriga à mostra emitindo sons agudos.

Dominância

Se o seu cachorro quiser mostrar dominância colocará as suas orelhas retas e para a frente, com a sua cauda levantada e a cabeça erguida e o peito para fora. Se ladrar é porque quer mostrar a sua agressividade ao mesmo tempo que a sua dominância. Também pode mostrar dominância colocando a sua cabeça ou o queixo ou a pata na parte depois do pescoço ou nos ombros do outro cachorro.

Quer brincar

Quando o seu cachorro quiser brincar consigo, estará com as orelhas relaxadas para a frente, com a cauda levantada e movendo-a energeticamente. Irá sentir-se relaxado, os seus olhos estarão abertos e ficará deitado com a parte de trás para cima como convite para brincar.

Chamar a sua atenção

Para chamar a sua atenção usará múltiplas técnicas. Desde por a sua pata na sua perna, por o seu focinho entre as suas pernas, persegui-lo pela casa, ladrar para brincar, etc,

Dependendo para que é que quer chamar a sua atenção, a sua forma de o fazer variará de uma forma para outra.

Conselhos

Se o seu cachorro sentir raiva evite olhar-lhe diretamente nos olhos para que não se sinta ameaçado. Mas para manter uma relação afetiva com o seu cachorro e dar-lhe segurança, mantenha um contato visual de forma regular quando ele se sentir relaxado.

Quando aprender a reconhecer a linguagem corporal do seu cachorro e comunicar com ele de forma adequada entendendo o que quer dizer, poderá saber o que quer em cada momento e como se sente. Deste modo, criará um melhor vínculo de confiança com ele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entender a linguagem corporal do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.