Como escolher a comida do meu cachorro

Como escolher a comida do meu cachorro
Imagem: canadianpetconnection.com

A alimentação de seu cachorro é um aspecto que não deve descuidar para que o animal tenha uma vida saudável e equilibrada. Deverá escolher a comida de seu animal de estimação em função da sua idade e de seu tamanho. O tipo de alimentação que você oferece ao seu cachorro e os ingredientes dela são essenciais para assegurar que a sua alimentação cobre todas as suas necessidades nutricionais. Se estiver preocupado com a alimentação de seu cachorro e quer saber como escolher a comida de seu cachorro de forma adequada, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra as dicas que damos para você.

Comida úmida ou comida seca?

Uma das perguntas mais frequentes quando temos que escolher a comida de nosso cachorro é: lata ou ração? A comida em lata corresponde à dieta úmida e a ração à seca. Também existe a dieta semi-úmida, com uma quantidade de umidade intermediária, são os hambúrgueres ou pedaços de carne para cachorros. Apesar de que a dieta úmida é mais apetitosa para nosso cachorro, as latas possuem muito mais quantidade de gordura do que a ração seca e podem provocar obesidade em nosso animal. Só por isso, não é recomendável basear a dieta de nosso cachorro apenas em latas. O mais adequado é alimentar o cachorro com ração, já que ela tem todos os nutrientes e proteínas que nosso animal precisa e favorece a higiene bucal, porque ao mastigar e triturar a comida, atrasa o aparecimento da placa bacteriana nos dentes. No entanto, é recomendável escovar os dentes de nosso cachorro. Se ele fizer o exercício adequado, de vez em quando você pode misturar com comida semi-úmida.

Imagem: healthypets.mercola.com

Escolher a comida do meu cachorro

Dentro da dieta seca, existe uma grande variedade de rações entre as quais podemos escolher a comida de nosso cachorro. Em função da idade de nosso animal, devemos escolher um tipo de ração ou outro.

Os primeiros meses de seu cachorro são importantíssimos porque marcarão todo o seu crescimento e desenvolvimento. Sendo assim, no caso dos filhotes, deverá escolher uma comida equilibrada, que inclua:

  • Variedade de nutrientes e proteínas.
  • Grande concentração energética.
  • Muita fibra para facilitar a digestão e expulsar facilmente as bactérias e parasitas que a mãe passou para ele através do leite materno.

É bastante importante que o alimento do filhote estimule suas defesas para evitar que ele pegue alguma doença perigosa, como a parvovirose canina. Normalmente, a ração adequada para os filhotes apresenta-se em forma de bolinhas muito pequenas. Durante os 2 primeiros meses de vida, é recomendável umedecer um pouco a ração com água para facilitar a trituração da comida. Pouco a pouco, comece a dar a ração completamente seca. Não dê nunca a sua comida ao filhote porque alteraria seu organismo.

Escolher a comida do meu cachorro adulto

A partir de um ano de vida, seu cachorro já é adulto e deve começar a trocar sua ração. Lembre-se que os cachorros são, principalmente, animais carnívoros, e por isso devemos evitar o excesso de cereais na ração do animal. Os cereais costumam ser sinônimo de ração de má qualidade. Por isso, preste atenção aos ingredientes da comida de seu cachorro e certifique-se de que:

  • A ração não contém milho, farinha de milho, soja nem trigo, porque os cachorros não podem digerir corretamente este tipo de alimentos e além disso podem causar alergias.
  • Não inclui conservantes químicos nem aditivos, como BHA, BHT ou propylene gallate.
  • A fonte de proteínas da ração é importantíssima para assegurar a digestividade da comida. O peixe e a carne devem ser as principais fontes de alimentação.
  • Contenha vitamina E, C e Omega-3, pois são muito saudáveis para os cachorros.
  • A fonte de carboidratos seja o arroz, a aveia ou o fermento.
  • Em função do nível de atividade, é recomendável que tenha uma quantidade mínima de gordura.
  • Tenha fibra, frutas, cevada, glucosamina e condroitina.
  • E o mais importante, que todos os ingredientes sejam aptos para o consumo humano (human-grade).

Os ingredientes da ração do cachorro devem vir escritos de forma explícita e clara, quanto mais naturais e saudáveis forem, melhor, como a carne fresca de frango, vaca ou cordeiro. Muitas marcas usam derivados das fontes de alimentação, como por exemplo a farinha de frango, nada recomendável para a comida de seu cachorro.

Escolher a comida de meu cachorro em função do seu tamanho

O tamanho do cachorro também possui um papel importante na hora de escolher a comida dele. Os cachorros de tamanho gigante, como o São Bernardo ou o Dogue Alemão, precisam de mais valor energético que os de raça pequena. Seu crescimento e desenvolvimento é bem mais longo e lento que o dos pequenos, e portanto sua comida deve ser conforme com o seu desenvolvimento. Os cachorros adultos de tamanho grande precisam de uma ração muito digestiva e com alto conteúdo calórico para cobrir suas necessidades nutricionais. A vitamina E e C são essenciais em sua dieta. O fósforo, ao invés disso, é um ingrediente que deve aparecer em quantidades mínimas.

Os cachorros pequenos precisam de um tipo de croquetes que façam eles mastigarem e que favoreçam a eliminação da placa bacteriana, já que são mais propensos à criação de tártaro. Para evitar a obesidade, a quantidade de gordura deve ser mínima. Eles possuem a tendência de sofrer transtornos digestivos, por isso a fibra, frutas, aveia, glucosamina e condroitina são ingredientes que não podem faltar na comida de seu cachorro pequeno.

Conselhos e recomendações

Um aspecto importante que devemos considerar na hora de escolher a ração de nosso cachorro é que tenha sido feita em uma instalação de alimentação humana (human-grade). Muitas marcas fabricam a alimentação dos cachorros com produtos não aptos para os humanos, como ossos, tripas, penas, etc. As instalações de alimentação humana garantem que a ração cumpre com os requisitos sanitários e que os ingredientes usados também são aptos para o consumo humano.

A qualidade do alimento de nosso animal é importantíssimo se queremos que ele tenha uma vida saudável e equilibrada. Por isso, tenha em consideração todas estas indicações. Também é muito importante escolher o pote de comida para que ele possa comer corretamente e a quantidade de comida que nosso cachorro deve tomar.

Imagem: petmag.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a comida do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • De forma alguma alimente seu cachorro com sua própria comida, seja ele filhote ou adulto, porque poderia alterar seu organismo e inclusive provocar nele uma intoxicação alimentar.