Partilhar

Como escolher a escova para meu gato

Como escolher a escova para meu gato
Imagem: caring-for-cats.org

Se você tem um gato como animal de estimação, provavelmente sabe que manter seu pelo em perfeito estado é necessário e por isso vamos ajudar a escolher a melhor escova para cuidar do seu pelo. Escovas existem de muitos tipos, cada uma cumpre uma função, e já sabe que com uma não é suficiente. A questão é que escovar seu gato nem sempre será igual. Por isso em umComo.com.br explicamos a você como escolher a escova para seu gato, pensando principalmente em sua funcionalidade.

Também lhe pode interessar: Como escovar o pêlo do meu gato
Passos a seguir:
1

A diferença mais básica que se faz das escovas está no tamanho do pelo do seu gato, curto, comprido ou para todos os tipos de pelos. Uma diferença que parece muito básica e que não ajuda na hora de tomar uma decisão sobre qual escova escolher, porque como dissemos existem escovas que cumprem funções muito específicas.

2

Se o que procura é uma escova polivalente para o pelo do seu gato, a melhor opção é a carda. É o acessório mais comum, e com ele pode pentear, desembaraçar e tirar pelo morto. Escolha uma que não seja muito grande nem com a curva muito pronunciada para que a escovação seja agradável e suave, não esqueça que este hábito é fundamental para manter a saúde do pelo do seu gato.

Provavelmente esta será a primeira escova que compre a sua função quando não tem ainda muita experiência com os gatos, e para começar não está mal, mas com ela não conseguirá eliminar muitos nós nem pelo morto.

Como escolher a escova para meu gato - Passo 2
3

Se quiser uma escova que sirva para escovar e dar uma massagem ao seu gato, então escolha uma escova massageadora. Elas são de borracha, com cerdas largas. A função de massagem é cumprida perfeitamente, mas a de escovação ou desembaraço não tanto. No máximo serve para retirar pelo morto, que gruda na borracha enquanto escova. Apesar de ser um objeto interessante, como escova não vale a pena. Mas se você tiver um gato acho importante que tenha uma, porque a massagem costuma ser muito agradável para eles.

4

Se existe uma escova imprescindível é a que serve para retirar o pelo morto conhecida popularmente com o nome de Furminator. É um acessório necessário para acabar com todo esse pelo excessivo da troca estacional. Mas não pode usar se o pelo de seu gato estiver molhado ou embaraçado, pois a escova para eliminar pelo de sobra é um complemento da escovação, mas não se esqueça que nem escova nem desembaraça. Apesar disso, deve ter uma em casa já que é muito útil para prevenir as bolas de pelo que seu gato ingere.

Imagem: gateiro.com.br
5

Se procura a clássica escova para escovar e desembaraçar, o mais parecido à escova que os humanos usam é a escova de cerdas. Geralmente as cerdas são de pontas arrendondadas e retráteis, para que à medida que escova seu gato, não o danifique se ele decidir se mexer no meio da sessão de escovação, porque poderia cravar as cerdas em sua pele e inclusive arrancar o pelo.

É uma escova útil porque chega a todas as partes do seu corpo, mas na hora de tirar nós que estejam muito fechados pode ser que esta escova não seja suficiente. É a mais usada para gatos de pelo longo ou semilongo com tendência a embaraçar.

6

Outra escova que pode ser que tenha que usar alguma vez com seu gato é a escova para pulgas. Cumpre a importante missão de eliminar os bichos que estejam no pelo de seu felino. Tem as cerdas muito próximas para arrastar qualquer pulga, ou inclusive caspa, sujeira, etc. Seu uso é limitado a isto mas é muito útil, sendo uma escova que provavelmente só comprará em caso de extrema necessidade se o seu gato estiver com algum inseto.

7

E o último acessório necessário para cuidar do pelo do seu gato é a escova corta-nós. Mais do que escovar o que faz é separar o pelo em porções verticais para que depois a escova ou pente entre sem problema e desembarace. É uma escova totalmente segura para seu gato, já que tem as lâminas para dentro para não machucar seu bichano.

Trata-se de um utensílio que cumpre uma função muito concreta e não deve ser usada sem mais; na realidade se escovar muito seu gato, nunca chegará a ter nós tão grandes como para ter que cortar. Esta escova deve ser a última opção, pois se a usar muito deixará o pelo de seu gato feito um desastre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a escova para meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como escolher a escova para meu gato

Como escolher a escova para meu gato
Imagem: caring-for-cats.org
Imagem: gateiro.com.br
1 de 7
Como escolher a escova para meu gato

Voltar ao topo da página