As gaiolas de aves

Como escolher a gaiola para meu periquito

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher a gaiola para meu periquito
Imagem: meuperiquito.es

Os periquitos são uma das espécies de pássaros mais atraentes, mas para manter sua saúde é importante ter uma série de cuidados especiais, entre eles escolher bem o espaço para que vivam e se desenvolvam. A gaiola onde vai viver seu periquito deve ser especial, levando em conta as características desta espécie. Em umComo.com.br damos-lhe as dicas para que você saiba como escolher a gaiola para seu periquito.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um periquito
Passos a seguir:
1

Escolha uma gaiola ampla, com espaço. Em geral, a maioria das espécies de periquitos vive em casal, isto é, você terá que comprar 2. Como devem ficar na mesma gaiola, procure uma com espaço para ambos. Se optar por ter um só, escolha uma que seja ampla, pois o animal pode adoecer pela falta de espaço.

2

Os periquitos são aves que quando se assustam procuram cantos. Por isso é importante escolher gaiolas amplas e retangulares. Evite, assim, as gaiolas redondas ou com forma de mansão, por mais bonitas que possam parecer visualmente.

3

Tente deixar seu periquito solto todos os dias alguns minutos. É a melhor maneira de exercitar as asas. Não tenha medo, pois os periquitos não têm as asas suficientemente desenvolvidas para sair voando, eles não fugirão. Se tiver espaço, ponha-os em uma gaiola bem grande onde possam voar dentro dela.

4

Ponha algum tipo de alça ou pau horizontal. Os periquitos são aves que gostam muito de subir. Isto lhes ajudará a se manterem saudáveis e a se sentirem no ambiente adequado, o que é importantíssimo para eles.

5

Procure uma gaiola com grades com afastamento de aproximadamente 1 cm. Se for maior, eles podem fugir, e se for menor podem ficar com as patas e o bico presos. Evite os barrotes brancos já que lhes dificulta a visão do exterior.

6

Procure comedouros abertos e que fiquem dentro da gaiola. Isto evitará que coloquem a cabeça em buracos onde possam ficar presos. Coloque tantos quantos forem os periquitos dentro da gaiola. Eles marcarão seu próprio território e não brigarão na hora de comer.

7

Ponha bebedouros de cano pela mesma razão anterior. Você deve ficar atento e limpá-los todos os dias para que não se acumulem substâncias nem ervas que lhes sujem a área e com as quais possam adoecer.

8

Não ponha cabides de plástico na gaiola. Pegue galhos naturais das árvores, que por serem irregulares favorecerão o movimento e a circulação das patas dos periquitos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a gaiola para meu periquito, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: meuperiquito.es
Como escolher a gaiola para meu periquito