Partilhar

Como escolher a melhor coleira para o meu cachorro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher a melhor coleira para o meu cachorro
Imagem: perrosmascotas.com

A coleira é um dos acessórios mais importantes para seu mascote e para você, já que o ajudará a passear com o seu cachorro. Há muitos designs diferentes, mas saiba escolhê-la bem, poisnem todos os cachorros são iguais e cada um precisará da coleira mais adequada a ele. Por isso em umComo.com.br ensinamos como escolher a melhor coleira para o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma coleira para cachorro

Resistente

Uma coleira deve ser resistente, não é recomendável que possa quebrar com um puxão. Portanto, a coleira de seu cachorro deve cumprir algumas regras básicas:

  • Que seja resistente dependendo do tipo de raça de seu cachorro.
  • Que possa ter o nome identificativo de seu cachorro e seu telefone caso ele se perca.
  • Que não lhe aperte o pescoço nem que vá muito solto.
  • Entre o colar e o pescoço de seu cachorro devem caber dois dedos para que não lhe aperte, evitar que fique roçando e a perda de cabelo devido ao roçar.
  • É muito importante que seja resistente, sobretudo se o seu cachorro for uma raça grande, já que costuma tirá-la e poderia se romper se o material não for suficientemente forte.
  • Se o seu cachorro for pequeno, não coloque um colar pesado nele porque pode lhe causar problemas físicos.

Coleira de couro

Este tipo de coleira é muito duradoura. A princípio, pode ser algo duro até que se adapte ao pescoço de seu cachorro e suaviza graças ao contato com o animal. São planas e perfeitas se o seu cachorro for de pelo curto ou médio. As arrendondadas são melhores para mascote de pelo longo.

Como escolher a melhor coleira para o meu cachorro - Coleira de couro
Imagem: comerciobandeirantes.com.br

Coleira de nylon

O nylon é um material resistente e suporta bem a umidade, as mudanças climáticas e as temperaturas altas.

Como escolher a melhor coleira para o meu cachorro - Coleira de nylon
Imagem: dogsnet.com.br

Coleira com fivela

Este tipo de coleira é a mais utilizada já que costuma ser recomendada para cachorros bebês ou cachorros inquietos. É a mais fácil de pôr e tirar e evita que seu cachorro possa se estrangular. Elas são fabricadas de diferentes materiais.

Coleira de adestramento

Esta coleira costuma ser do tipo metálico, fabricada à base de correntes ou inclusive pontas, a princípio eram feitas para os cachorros se defenderem do ataque de outros animais. Atualmente, as pessoas utilizam-na com as pontas para dentro para adestrar.

Se você não souber usá-la corretamente, evite colocá-la no animal já que foram feitas para gerar pressão sobre o pescoço quando ela é retirada do cachorro. Nunca deve ser usada de maneira habitual e muito menos para deixar seu cachorro preso, já que pode lhe causar feridas graves.

O arnês

Os arneses para cachorros estão se tornando mais populares já que evitam os puxões. Os arneses foram criados, sobretudo, para transportar o cachorro no carro com o cinto de segurança. O arnês é ideal para os cachorros que tendem a puxar ao caminhar, como os cachorros grandes.

Como escolher a melhor coleira para o meu cachorro - O arnês
Imagem: encontra-me.org

Correia de cabeça

Têm forma de focinheira e exerce pressão na nuca quando o cachorro puxa da correia. Também pode ser usada junto com um bom adestramento para corrigir maus comportamentos.

Estado de conservação

Verifique sempre se a coleira está em bom estado e que os pontos de fixação estejam firmes para evitar sustos nos passeios. Se a coleira de seu cachorro está desgastada, é melhor mudá-la por outro nova ou em melhores condições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a melhor coleira para o meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher a melhor coleira para o meu cachorro
Imagem: perrosmascotas.com
Imagem: comerciobandeirantes.com.br
Imagem: dogsnet.com.br
Imagem: encontra-me.org
1 de 4
Como escolher a melhor coleira para o meu cachorro

Voltar ao topo da página