menu
Partilhar

Como escolher a ração para um gato com insuficiência renal

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Imagem: pixabay.com

O tratamento para combater os sintomas da insuficiência renal em gatos baseia-se, principalmente, na modificação de sua dieta. A insuficiência renal é um dos problemas mais comuns em gatos de idade avançada. Trata-se de uma doença de caráter progressivo, isto é, seus sintomas pioram com o passar do tempo. Esta condição caracteriza-se pela incapacidade dos rins de realizar suas funções de eliminação de substâncias tóxicas e regulação. Para melhorar suas funções renais e retardar a progressão da doença, a alimentação é fundamental. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como escolher a ração para um gato com insuficiência renal.

Também lhe pode interessar: Como tratar a insuficiência renal em gatos

Por que é importante adaptar sua alimentação?

Distinguem-se dois tipos de insuficiência renal, a aguda e a crônica. Se o gato sofre de insuficiência renal aguda, é possível que seus rins se recuperem e as funções renais voltem a funcionar corretamente. No entanto, se ele sofre de insuficiência crônica, o dano é irreversível. Para melhorar sua qualidade de vida e ajudar a melhorar as funções renais, adaptar sua alimentação é fundamental, pois existe uma série de substâncias que devemos eliminar de sua dieta e outras que devem ser acrescentadas. Tendo em conta que dentro das funções renais estão as de eliminar as substâncias nocivas para o organismo, a ração deve ser baixa naquelas que agora seus rins não podem eliminar.

Ração para gato com insuficiência renal baixa em fósforo

Uma das modificações mais importantes que devemos ter em conta na hora de escolher a ração para gatos com insuficiência renal é a quantidade de fósforo que contém. Dentre as funções dos rins, está a regulação e eliminação do excesso de substâncias nocivas para o organismo. Entre elas, está o fósforo, de maneira que, quando um gato sofre de insuficiência renal, não tem a capacidade de se desfazer das quantidades extras existentes em seu sangue, provocando, assim, graves danos em seu corpo.

Ração para gatos com insuficiência renal baixa em proteínas

As proteínas desempenham, também, um papel bastante importante na dieta de nosso felino doente. Na maioria dos casos, os gatos com falha renal têm graves dificuldades na hora de eliminar as toxinas que se produzem depois das decomposição das proteínas que ingerem, dando lugar a uma acumulação das mesmas e aumento da insuficiência renal. Por isso, é importante que a ração que selecionamos contenha um nível de concentração de proteínas baixo. Assim, também não é recomendável eliminá-las por completo de sua dieta, já que resultará em uma redução considerável de seu peso.

Outras recomendações

Além das recomendações anteriores, é importante ter em conta outros aspectos para saber como escolher a ração para um gato com insuficiência renal. Com o objetivo de complementar o tratamento estipulado pelo veterinário, é recomendável que sua alimentação seja rica em fibra e potássio. Sobretudo, é importante a ingestão de potássio, pois uma das consequências da falha renal é a redução de seus níveis no sangue. Também pode ser fornecida em forma de suplementos.

Dessa forma, uma correta hidratação é fundamental para aliviar os sintomas desta condição. Os gatos são animais que ingerem pouca água. Por isso, é importante que controle a quantidade de água que ingere por dia. Nos casos em que o gato doente não quer beber, uma boa opção é optar por uma alimentação úmida, seguindo as recomendações anteriores.

Como mudar sua dieta

A melhor forma de mudar sua alimentação por uma ração especial para gatos com insuficiência renal é progressivamente. Os felinos são animais bem mais delicados que os cães, pelo que uma mudança brusca de alimentação pode fazer com que não queiram comer, e agravar a doença. Por conseguinte, comece por misturar ambas as rações e, pouco a pouco, diminuir a quantidade de ração antiga até manter apenas a nova. Se mesmo assim a nova dieta do seu gato não lhe parecer apetitosa, leve-o ao veterinário para que o oriente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a ração para um gato com insuficiência renal, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

2 comentários
Lilian Dombi
Perdão, eu não posso te ajudar, mais estou com o mesmo problema com a minha gata. Por acaso você já conseguiu ajuda? Queria optar por uma alimentação natural feita em casa.
A sua avaliação:
Eunice Valderrama
Bom dia. Por favor, ajude-me a escolher uma ração para minha gatinha com insuficiência renal, não gosta de ração renal. Fui orientada pelo veterinário a escolher uma ração para gatos idosos porque tem quantidade baixa de proteinas já que ela tem 14 anos. Ajudem-me por favor. Obrigada.
Eunice Valderrama

Imagem: pixabay.com

Voltar ao topo da página