Partilhar

Como escolher as plantas para um aquário

É evidente que um aquário com plantas naturais fica mais bonito e atrativo, um espetáculo quase hipnótico para muitos amantes dos peixes. De qualquer forma, na hora de saber a vegetação que devemos introduzir no nosso tanque de água, temos que considerar alguns fatores de grande importância. Por isso, em umComo.com.br ensinamos a você como escolher as plantas para um aquário.

Também lhe pode interessar: Como cultivar plantas de aquário

Plantas artificiais ou plantas naturais

É indiscutível o poder decorativo da vegetação para nosso aquário e é verdade que o mercado oferece uma grande variedade de plantas artificiais, às vezes de um grande realismo, que realçam a beleza do aquário e permitem criar um espaço bonito sem muita dor de cabeça.

A principal vantagem das plantas artificiais é que precisamos usar muito menos tempo no cuidado do nosso aquário, já que as plantas naturais, como todo o ser vivo, precisam de atenção. Por isso é fundamental, em primeiro lugar, se perguntar quanto tempo estamos dispostos a dedicar ao nosso tanque de peixes.

Por outro lado, o uso de plantas naturais não só cumpre com uma função decorativa, mas também ajuda a que a qualidade de vida dos nossos animais com barbatanas seja bem mais elevada.

Efetivamente, as plantas reais servem como depuradoras naturais, reciclando os resíduos que os próprios peixes produzem e trazendo CO2 à água. Mas teremos que cuidar delas com cuidado porque, geralmente, as plantas de aquário são muito delicadas.

O tipo de aquário

Depois de escolher as plantas naturais, algo reconfortante para nossos peixes, é essencial escolher a vegetação em função da classe de aquário de que dispomos: tropical, amazônico, paisagístico, holandês, etc.

A temperatura e o tipo de água, doce ou salgada, que vai dominar nosso tanque pré-determina por si só o tipo de plantas que poderemos usar para a decoração do aquário. Igualmente temos que ter muito em consideração a quantidade de luz que existe no nosso aquário. Quanto mais iluminado, mais variedade de plantas poderá escolher.

Relação das plantas com os peixes

É crucial que, obviamente, considere o tipo de peixes que vivem no aquário em questão. Recriar seu meio de forma a que se pareça o máximo possível ao seu habitat natural fará com que nossos animais se encontrem mais saudáveis e felizes. Nesta tarefa, as plantas também desempenham um trabalho fundamental, dando ao peixe um meio mais adequado onde se pode desenvolver.

É claro que devemos considerar outras questões, entre elas ter a certeza de que o tipo de vegetação introduzida no aquário não é tóxico para as espécies de peixes que vivem lá dentro. Os peixinhos costumam morder as plantas de leve e vocês podem deduzir as consequências em caso de envenenamento.

Por último, o mais adequado e seguro é que consulte o seu distribuidor ou com qualquer estabelecimento especializado em venda de peixes. Estes profissionais saberão orientar sobre as necessidades do seu aquário e quais plantas são as mais adequadas para ele.

No nosso artigo como cultivar plantas de aquário, explicamos a você a forma de introduzir a vegetação neste espaço.

Como escolher as plantas para um aquário - Relação das plantas com os peixes

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher as plantas para um aquário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como escolher as plantas para um aquário

1 comentário
natanmay
meu aquário já tem plantas mas quero colocar mas to pensando em comprar grama pra colocar nele mas tenho que tirar minhas carpas porque estão tirando tudo do lugar o que faço boa noite

1 de 2

Voltar ao topo da página