Partilhar

Como escolher e manter a caixa de areia do gato

Os gatos caraterizam-se pelo seu caráter independente e por serem animais muito limpos, e é precisamente essa tendência da limpeza que faz com que a sua caixa de areia seja um espaço sagrado que deve estar sempre corretamente preparado. Se chegou um novo gato a sua casa e não sabe por onde começar, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos importantes para que saiba como escolher e manter a caixa de areia do seu felino.

Também lhe pode interessar: Como ensinar um gato a usar a caixa de areia
Passos a seguir:
1

A caixa de areia é a que permite que não seja necessário levar o nosso gato a passear para fazer as suas necessidades, daí que a sua escolha e manutenção sejam tão importantes.

2

No momento de comprar uma caixa de areia tenha em conta o seu tamanho, este deve ser suficientemente grande para que o gato caiba todo lá dentro e que fique cômodo quando for adulto.

3

As paredes da caixa de areia também devem ser altas de maneira a que quando o animal a use e se mexa dentro dela não acabe no chão fora da caixa. O material desta tem que permitir uma lavagem fácil, por isso avalie bem as características de cada produto antes de decidir comprar uma.

4

A areia deve absorver o líquido e os odores de forma eficiente, além disso deve-se certificar que não se agarra aos pelos do seu gato, deste modo não ficará dispersa por toda a sua casa assim que o animal acabe de usar a caixa.

5

A caixa de areia não pode estar em qualquer lugar da sua casa, deve escolher um ponto que seja tranquilo e de preferência com pouca circulação para que o animal possa fazer as suas necessidades com calma. Tenha em conta que o gato deve poder ir à sua caixa durante qualquer momento do dia, desta forma o acesso ao sítio é importante.

6

A caixe de areia deve ser limpa diariamente eliminando os excrementos, enquanto que, quando estiver úmida, a areia deve-se retirar, deixando a caixa metade cheia para de seguida encher com areia nova.

7

Deve saber que os felinos não gostam de encontrar uma caixa de areia suja e em mau estado, quando isto acontece o normal é que façam as suas necessidades fora dela, em qualquer outro lugar da casa, por isso é necessário mantermos sempre limpa a caixa para eles.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher e manter a caixa de areia do gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como escolher e manter a caixa de areia do gato

5 comentários
Gisela
Boa tarde. Tenho duas gatas lindas. Mas uma delas, insiste em fazer coco em cima de meu sofá. Tentei de tudo. Caixas individuais...mostrar o lugar...etc...help...
Vivian Sorg
Gosto de usar o granulado de pinus pois não dá odor e consigo trocar a cada 15 dias. Retiro as vezes todos os dias. Eu amei.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Vivian, muito obrigada pelo seu comentário! Continue nos acompanhando :)
Debora Goliver
Tenho uma dica importante:para a caixa de areia não ficar com odores forte pode se misturar na areia da caixa um pouco de farinha de madioca .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Debora, muito obrigada por partilhar essa dica conosco :)
Sara
Luiza muito obrigada pelo comentário, os meus parabéns :) Se precisar de alguma dica é só dizer!
Luiza Moreira Sarlo
muito bom!teve principalmente por que minha gata Mimi teve filhote ontem (30/01/14) são tão lindos! ai com esse site posso aprender a cuidar dos filhotes dela e mais dela tambem! kkkkkkk!

Voltar ao topo da página