Partilhar

Como escolher o melhor desparasitante para cães

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Uma das obrigações de qualquer dono de um cão é cuidar do seu animal e protegê-lo perante todo o tipo de ameaças externas. A decisão de escolher um desparasitante é muito importante para proteger a saúde do cachorro e deve ser incluída em sua rotina de cuidados básicos. É preciso escolher o produto segundo o seu peso, idade, localização geográfica e, principalmente, segundo a época do ano. Em umComo.com.br contamos a você como escolher o melhor desparasitante para cães.

Também lhe pode interessar: Como tratar a paralisia em cães
Passos a seguir:
1

Existe uma grande variedade de produtos contra parasitas no mercado e tomar uma decisão em relação a isso não é simples. O uso deste tipo de produtos para desparasitar o seu cão de forma periódica é necessário para protegê-lo de mosquitos, pulgas, carrapatos, piolhos e de certas doenças perigosas e mortais como a anemia felina infecciosa, a ehrlichiose, leishmaniose, dermatite, tênia, ou inclusive filariose (vermes no coração). A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde e do bem-estar de seu cão, para que ele não sofra e para evitar posteriores tratamentos muito caros e agressivos.

Neste artigo de umComo contamos a você o que fazer se seu cão estiver com leishmaniose.

2

Existem diversos fatores que deve considerar na hora de escolher o desparasitante para proteger seu cão. Um dos mais importantes é contra qual tipo de parasitas protege. Nem todos os produtos servem para enfrentar todo o tipo de parasitas, por isso, costuma-se recomendar a combinação de vários desparasitantes para proteger o seu cão o máximo possível.

Se usar uma coleira desparasitante que atua contra as pulgas, carrapatos e leishmaniose, também deve usar um desparasitante interno em forma de pipeta, pílula ou inclusive, pasta oral. Seja como for, fale com o seu veterinário para obter uma boa assessoria e escolher o produto mais completo para proteger o seu cão, e muito cuidado com as possíveis reações alérgicas ou outros efeitos colaterais.

Como escolher o melhor desparasitante para cães - Passo 2
3

Outro dos fatores importantes que deve considerar para escolher a melhor forma de desparasitar o seu cão é a duração do efeito e a época do ano. Existem produtos com duração muito variável, alguns protegem o seu cão durante apenas 2 semanas, e inclusive existem outros que podem servir por até 8 meses. Deve escolher o formato que mais lhe convenha; tenha sempre à mão um calendário de desparasitação para ter tudo bem controlado e não se esquecer de nenhuma dose.

Pense que o seu cão sai à rua diariamente e está constantemente exposto a parasitas de todos os tipos no ambiente, podendo ser contagiado por outros cães. Também deve pensar na época do ano; apesar de para a sua saúde ser obrigatório que esteja desparasitado o ano inteiro, existem momentos mais vulneráveis, principalmente entre os meses de setembro e março, onde é preciso redobrar as precauções.

4

Um dos fatores fundamentais para desparasitar o seu animal é o seu peso e idade. Não é recomendável usar estes produtos em filhotes com menos de 7 semanas de idade. E nunca deve administrar junto com as vacinas. Este assunto deve ser conversado com seu veterinário para avaliar se já é hora de começar com os produtos desparasitantes. Por exemplo, se usa comprimidos ou pipetas, o peso é um fator fundamental já que a dose administrada varia em função do seu peso específico.

Se optar pela coleira, deverá pensar principalmente no tamanho antes de comprar; se é um cão pequeno, médio ou grande. Outro aspecto que deve considerar, no caso das fêmeas, é se a cadela está grávida ou amamentando, pois nesse momento da vida nem todos os produtos são adequados, e não deve colocar a sua saúde em risco. Fale com o seu veterinário de confiança para ver como deve proceder neste caso.

5

Por último, só falta escolher o tipo de produto. Existem muitos no mercado e de diversas marcas; por um lado temos as coleiras de material sintético que vêm com uma substância protetora e que devem ser colocadas no pescoço, em contato com a pele, liberando pouco a pouco o desparasitante; a sua eficácia vai de 3 a 8 meses e funcionam como repelentes.

Também existem as pipetas, em formato líquido que se distribui na pele do animal, traçando uma linha desde a nuca até às costas. É sempre preciso colocar 48 horas antes ou depois do banho. O seu efeito é de 1 mês, repelem e matam os parasitas.

6

Outra forma de aplicar este tipo de produtos é com sprays que costumam combater os parasitas depois de já terem atacado o seu cão. O melhor é sempre a prevenção, mas se o seu cão tiver sido invadido é uma boa forma de acabar com o problema. Outro produto desparasitante são os comprimidos, cuja função é combater os parasitas internos e também os externos, como a pulga e os carrapatos. Costumam ter uma duração de 3 meses.

Existem outras alternativas, porém menos recomendáveis, como os banhos desparasitantes, nos quais deve diluir o produto na água. Também existem xampus que funcionam como inseticidas, que em situações de risco podem ajudar; neste caso, escolha um cuja composição seja a mais natural possível. Em casa também pode usar produtos para pulverizar no ambiente onde o seu cão passe mais tempo, costumam ser sprays e loções para tratar e evitar infestações. Costumam ser produtos muito naturais e com cheiros agradáveis para o cão.

Neste artigo de umComo ajudamos você a saber se seu cão tem parasitas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o melhor desparasitante para cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

1 de 4

Voltar ao topo da página