Como escolher um cão de uma ninhada

Como escolher um cão de uma ninhada

Pensando em criar um cão? Decidiu ter um? Quando já se tomou a decisão de ter um novo animal de estimação em casa, devemos ter em conta uma série de dicas ou conselhos práticos que poderão ajudar com a criação e a convivência com o animal em casa.

Existem dados importantes que pode observar desde o primeiro momento ao entrar em contato com o possível animalzinho. Em umComo daremos a você informação que não conhecia sobre como escolher um cão de uma ninhada, e que poderão tornar a vida mais fácil no futuro.

O primeiro para escolher um cão de uma ninhada

Quando queremos um cão, devemos ter em conta se desejamos comprar ou adotar um cão de canil. Todos os cães têm personalidades diferentes que variam muito dependendo do tipo de raça, mas também das condições às que estiveram expostos desde o minuto zero de seu nascimento.

O primeiro que temos que ter em conta é mais ou menos o tipo de cão que precisamos, de acordo com nosso lar, seu tamanho, o nosso estado físico e o nosso gosto. Para isso, sugerimos a você este outro artigo de umComo a respeito de como escolher a raça do cachorro.

Se você é uma pessoa com problemas de articulações ou algum outro problema de saúde, deve ter mais em conta cães que sejam fáceis de levar, não muito fortes nem grandes para que possa controlar especialmente durante os seus primeiros meses de vida, quando precisarão de um certo treinamento.

Se escolher um cão de loja ou canil

A primeira coisa que deve ter em conta é o estado de saúde do cão, tanto a sua forma física exterior como estado de ânimo. Quando as condições físicas do cão sejam corretas e o cão pareça feliz, deve ter em conta traços da personalidade do mesmo desde o primeiro minuto de entrar em contato.

A seguir, algumas provas que pode fazer desde o primeiro contato para saber escolher um cão de uma ninhada:

  • Coloque o cachorro deitado com as pernas traseiras relaxadas e as dianteiras apoiadas no chão, acaricie a sua cabeça e costas, o cão deve reagir calmamente e lambendo as suas mãos, uma excitação exagerada demonstra um cão pouco equilibrado.
  • Tente fazer com que o cão siga você sem emitir uma palavra de sua parte, pode mexer as suas mãos para o atrair, se vier a você de forma calma e com a cauda baixa, demonstrará ser um cão calmo e obediente.
  • Coloque o cão de costas durante 30 segundos, se ele se mostrar inquieto no princípio, mas rapidamente relaxar, será um cão ideal para treinar.

As condições externas

Do mesmo modo, temos que ter em conta onde foi criado o cão desde as suas primeiras horas: em casa, criadouros de cães ou canis.

A idade de adoção de um cão é a partir das 10 semanas, por isso tudo aquilo que os cães possam experimentar desde que nascem e durante as suas primeiras 5 semanas, quando ainda não têm uma percepção real de visão e ouvido, é importante para o seu desenvolvimento. Os cães domésticos, que nasceram em uma família com cães e demais integrantes, são os cães que mais estarão habituados a um estilo de vida familiar e social.

As condições externas dizem-nos como é o cão e como pode reagir perante situações novas. Se um cão foi criado desde o primeiro momento de sua vida em um lar, com crianças, ruído de tv, música, aparelhos eletrodomésticos, etc., é um cão que estará acostumado a uma vida social, familiar, estará acostumado a uma vida de convivência dentro de um lar, especialmente se este tiver crianças. Neste último caso, pode ser útil saber quais são as melhores raças de cães para crianças.

Os cães que foram criados de forma isolada, sem ruídos, no exterior de uma casa ou sítio, na escuridão, podem ser cães difíceis, que não estão habituados à vida cotidiana e, portanto, podem se exaltar mais facilmente perante situações como barulho de carros, ambulâncias, crianças, gritos, ruído de eletrodomésticos, etc. Além disso, os cães que estão habituados a fazer as suas necessidades dentro de um espaço pequeno, com jornal como base, precisarão de treinamento na hora de fazer suas necessidades, sobretudo durante o princípio de sua nova vida em sua casa. Os cães que estão acostumados a fazer suas necessidades em amplos terrenos, desde pequenos, serão cães que precisarão também de um treinamento na hora de fazer em um lugar concreto em casa, já que em princípio decidirão eles onde fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um cão de uma ninhada, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.