Partilhar

Como escolher um coelho de estimação

Como escolher um coelho de estimação

Os coelhos são animaizinhos muito simpáticos que podem se transformar no animal de estimação ideal para cuidar e desfrutar de sua companhia. Se estiver pensando em comprar um coelho de estimação, você deve se propor a uma série de coisas antes para encontrar o animal perfeito para você. Neste artigo de umComo.com.br ajudamos com um pequeno guia sobre como escolher um coelho de estimação.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um coelho anão
Passos a seguir:
1

Antes de escolher um coelho de estimação você deve saber que existem muitas raças de coelhos. Existem coelhos mais tranquilos, nervosos, carinhosos, autossuficientes, temperamentais, etc., por isso é necessário consultar um especialista para escolher o animal em função das suas preferências.

2

O tamanho é outro fator a considerar na hora de adquirir um coelho de estimação. Segundo o espaço disponível na sua casa poderá determinar se é melhor para você uma raça maior ou menor. Também é importante ter bem claro onde o coelho vai morar, se em uma gaiola dentro de casa, no jardim ou na varanda, porque os coelhos grandes, por exemplo, podem ficar soltos já que não são tão vulneráveis como os pequenos.

3

O que eu escolho, macho ou fêmea? Essa é uma pergunta muito frequente na hora de escolher um coelho de estimação. A verdade é que quando são muito jovens, pode ser complicado distinguir se é um coelho macho ou fêmea pois as diferenças são muito sutis. Conforme eles crescem, as diferenças ficam mais evidentes.

4

Neste sentido, a única coisa que deve considerar é que nos coelhos machos a castração pode ser evitada, mas os coelhos mais velhos castrados costumam ser mais calmos e carinhosos. Se queremos evitar que nosso bicho se reproduza é recomendável castrar sempre as fêmeas, pois são mais propensas a sofrer doenças e desenvolver comportamentos destrutivos.

5

O tempo que você vai ter para cuidar do seu coelho é algo que também deve pensar se vai comprar um de estimação. Algumas raças, como no caso do coelho angorá inglês, possuem uma grande quantidade de pelo que requer cuidado constante, precisa ser escovado regularmente e tosado no verão para poder suportar o calor.

6

Por último, se quiser ter um animal saudável e forte é fundamental comprovar alguns detalhes sobre o coelho antes de escolher um de estimação.

  • Certifique-se que o coelho não está nem muito gordo nem muito magro, que as partes de seu corpo não estejam inchadas e que não tenha nenhuma lesão.
  • O pelo do coelho deve ser uniforme, não devem existir zonas sem pelo nem manchas na pele.
  • Os ouvidos do animal devem ter uma cor rósea e não estar machucados.
  • Os olhos do coelho devem ser brilhantes e sem remelas.
  • Olhe também se os dentes dele estão limpos e bem alinhados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um coelho de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como escolher um coelho de estimação

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mauro Vítor Fidellis da Silva
Muito útil me ajudou muito!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mauro, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como escolher um coelho de estimação
Como escolher um coelho de estimação

Voltar ao topo da página