Partilhar

Como escovar o pelo do meu cachorro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escovar o pelo do meu cachorro

Entre os cuidados que o pelo do nosso animal de estimação merece encontramos a escovação, uma tarefa que pode parecer um pouco aborrecida sobretudo se tivermos um cachorro de pelo comprido, mas que trás grandes benefícios para o animal e para si, ajudando-lhe a manter o seu pelo mais limpo e a sua casa com menos presença de pelos. Está disposto a fazê-lo mas não sabe por onde começar? Em umComo.com.br facilitamos-lhe todas as dicas para que descubra como escovar o pelo do seu cachorro de forma fácil.

Também lhe pode interessar: Como tirar os nós do pelo de meu cachorro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve ter clara é que o hábito de escovar o seu cachorro diminuirá a quantidade de pelos na sua casa, o que por sua vez facilita bastante a limpeza, por isso trata-se de um hábito que embora lhe tire algum tempo poderá ajudar a manter a sua casa em melhor estado.

Como escovar o pelo do meu cachorro - Passo 1
2

O ideal é habituar o seu cachorro desde bebê a ser escovado, deste modo à medida que cresce o animal será muito mais tranquilo e dócil enquanto é escovado. De qualquer forma, se escovarmos de forma adequada, pode ser uma espécie de massagem para o seu animal de estimação, pelo que após algumas primeiras experiências começará a desfrutar.

É importante que seja perseverante e insista com esta tarefa até que o cachorro se habitue. Se o seu cachorro é pequeno pode sentá-lo no seu colo e escová-lo com delicadeza mas de forma firme para que não se vá embora, no caso de cachorros grandes o ideal é que se sente em um banco a uma altura que lhe permita escovar a parte superior do animal, para depois se sentar no solo e acabar com o resto.

3

Escovar o pelo com frequência não reduz apenas a queda do pelo, como também lhe permite dar carinho ao seu cachorro, desembaraçar nós e verificar a pele do seu animal de estimação para se certificar que está saudável e sem pulgas. Como se ainda fosse pouco, este hábito reduz de forma notável o mau cheiro no pelo do seu animal de estimação, permitindo que a lavagem dure por mais tempo.

Como escovar o pelo do meu cachorro - Passo 3
4

Se o seu animal de estimação for de pelo curto, bastará apenas escová-lo uma vez por semana, enquanto que se for de pelo comprido, irá precisar de várias sessões por semana para que seja bem sucedido. Durante a estação da primavera e outono ocorre normalmente a mudança do pelo nos cachorros, por isso deverá intensificar a escovação nestas épocas para diminuir a presença de pelos em casa.

5

Utilize uma escova de cerdas naturais comprada numa loja especial de animais, irá encontrá-las para pelo comprido e curto, escolha a que for mais conveniente para o seu caso. Encontrará também escovas em forma de luvas que são muito boas para raças de pelo curto.

Como escovar o pelo do meu cachorro - Passo 5
6

Para escovar o pelo do seu cachorro siga sempre a direção de crescimento do pelo, começando pela cabeça, as costas, as laterais, as patas e por último escovando a sua cauda. Lembre-se que deverá escovar de forma suave e amável, seja delicado ao se desfazer dos nós e tente fazer o trabalho de forma rápida para que o seu cachorro não desespere. No final, poderá premiá-lo com um biscoito ou qualquer outra recompensa por se ter portado bem.

7

E se quer cuidar ao máximo do pelo do seu amigo de quatro patas, além de o escovar incentivamos você a seguir os seguintes conselhos, descubra:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escovar o pelo do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como escovar o pelo do meu cachorro

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Sandra lisboa
Qual a escova ideal para pentear pelo de poodl

Como escovar o pelo do meu cachorro
1 de 4
Como escovar o pelo do meu cachorro

Voltar ao topo da página