Como estimular o olfato no cão?

Como estimular o olfato no cão?
Imagem: pet365.co.uk

Os cães, além de possuírem a fama de melhor amigo do ser humano, são famosos por seu olfato aguçado. Mas, como toda a habilidade, ela deve ser estimulada, para sempre melhorar. Quer saber como estimular o olfato no cão? Confira neste artigo do UmComo e aprenda muito mais sobre estes amiguinhos de quatro patas.

Por que melhorar o olfato do seu cão?

É por meio do olfato que o cão tem melhor noção do ambiente onde vive. O cheiro das coisas permite ao cão a exploração e reconhecimento das coisas ao seu redor. O olfato é o primeiro sentido a se desenvolver nos cães, além de ser um dos mais evoluídos. Um pastor alemão, por exemplo, conta com mais de duzentos milhões de receptores olfativos, fazendo com que ele consiga perceber nuances de cheiros que passam despercebidos para um ser um humano que possuem, em média, cinco milhões desses receptores.

Sendo o olfato canino algo tão importante, não dá para ignorar. O estímulo dele é sempre importante para que o seu amigo desenvolva sua capacidade de explorador, além de aumentar a lista de coisas ao redor que ele conhece apenas pelo cheiro.

Imagem: amigonaosecompra.com.br

Como estimular o olfato no cão?

Compre petiscos variados para o seu pet e, depois de permitir que o ele o cheire por um determinado tempo, esconda-o em lugares diferentes, e veja quanto tempo o cachorro demora para encontrá-lo. Aumente a dificuldade desse teste de maneira lenta, principalmente se o seu cãozinho precisar de muito estímulo para o olfato.

Sempre que for passear com seu cão, deixe que ele cheire todas as coisas e lugares ao longo do caminho.

Quando não fazer?

O olfato no cão sempre deve ser estimulado, mas é importante tomar cuidados para a segurança do cão. Ao comprar os petiscos para treinar o seu amigo, certifique-se de que você atraiu a atenção dele para aquela comida específica, caso contrário ele não vai ter nenhuma vontade de procurar algo que ele não deseja. Além disso, compre apenas alimentos que seu cão possa comer, evitando salgadinhos com excesso de corante, por exemplo. E, para finalizar, não force demais a barra do cão. Os cachorros com os focinhos mais curtos, como o pug, tem o olfato menos desenvolvido que um pastor alemão, e não há treino que mude isso. Não se irrite com o seu amigo, estimule sem forçar e essa prática só trará benefícios.

Veja também os seguintes artigo:

  • Como alimentar o meu cachorro
  • Como desparasitar o meu cachorro
  • Como passear o meu cachorro
Imagem: pugintonposts.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estimular o olfato no cão?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.