Escovar o cachorro

Como evitar a queda de pelo de cachorro

Como evitar a queda de pelo de cachorro

A maioria dos cachorros mudam o pelo duas vezes ao ano, deixando uma grande quantidade de pelos por toda a nossa casa. Dependendo da raça do cachorro, a queda do pelo durará mais ou menos tempo. Da mesma forma, existem raças que não soltam nenhum pelo, como o Yorkshire Terrier ou o Bichon Maltês, há outras que têm a tendência de perder muito pelo, como o Labrador Retriever ou o Pequinês.

Não obstante, muitas vezes a queda de pelo pode ser originada não tanto pela sua necessidade de o mudar mas por outros aspetos como a má alimentação ou a falta de escovação. Se quer saber como evitar a queda de pelo de cachorro, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra alguns conselhos para o conseguir.

Também lhe pode interessar: Porque cai o pelo do meu cachorro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer é verificar bem se o seu cachorro sofre uma perda excessiva de pelo ou anormal, se perde só de um lado concreto ou de todos os lados. Se a perda de pelo é anormal, pode ser devido ao fato de sofrer alguma doença da pele como a sarna, e pode ser que seja esse o motivo da sua queda. Se for isso, leve-o de imediato ao veterinário.

2

Um dos principais motivos da queda de pelo do cachorro é a má alimentação. Por isso, deve escolher corretamente a sua comida para dar brilho e vitalidade ao seu pelo. Se o seu cachorro recebe todos os nutrientes e proteínas que precisa, o seu pelo crescerá forte e saudável e não o perderá com tanta frequência.

Como evitar a queda de pelo de cachorro - Passo 2
3

A forma mais eficaz para evitar que o seu cachorro solte tanto pelo é escová-lo duas vezes por semana com uma escova especial para esta função. A escova mais adequada para pegar todos os pelos mortos e evitar que se dispersem pela sua casa é a de cerdas metálicas. No entanto, em função do tipo de pelo, comprido, médio ou curto, do seu cachorro, precisará de um tipo de escova específica. Neste artigo poderá encontrar algumas dicas para saber omo escovar o pelo do cachorro corretamente.

4

Para escovar o pelo dos cachorros com o pelo muito comprido e eliminar os soltos ou mortos recomenda-se o uso de escovas de agulhas ou ancinho. As escovas de agulhas costumam ser as que contam com uma só linha de dentes em forma de agulhas retas separadas, enquanto as de ancinho podem ter mais de uma linha. Estas escovas englobam vários tipos para que escolha a que mais se adeque ao pelo do seu cachorro.

Pode escovar primeiro o pelo do seu cachorro com uma escova alisadora, se o pelo do seu cachorro for de queda excessiva ou não, se não achar necessário, depois passe a escova ancinho para acabar de eliminar o pelo morto acumulado e, por último, utilize a escova de cerdas naturais.

Como evitar a queda de pelo de cachorro - Passo 4
5

As escovas alisadoras diferenciam-se das restantes por ter várias linhas de cerdas metálicas, muito finas, e com uma ligeira curva na ponta dos dentes. São aconselháveis para cachorros de pelo comprido ou médio e podem utilizar-se após ter escovado o pelo com o pente de cerdas naturais. Faça-o de forma suave para não magoar o seu cachorro.

Como evitar a queda de pelo de cachorro - Passo 5
Imagem: es.pabbos.com
6

Para os cachorros de pelo curto, a escova de cerdas naturais é suficiente uma vez que não soltam tanta quantidade de pelo como os anteriores.

7

Outra forma para evitar que caía tanto pelo ao seu cachorro é dar-lhe banho com um shampoo especial anti-queda ou utilizar um condicionador. No entanto, recomendamos que consulte o seu veterinário para se certificar que o seu cachorro pode utilizar este tipo de shampoos sem problemas. De seguida, seque bem o seu pelo e escove-o com as indicações anteriores.

Como evitar a queda de pelo de cachorro - Passo 7
8

Da mesma forma que o estado de humor leva à queda do cabelo nos humanos, também acontece o mesmo nos cachorros. Assim, um cachorro com estresse ou ansiedade será mais propício a sofrer uma queda excessiva de pelo. Dedique ao seu cachorro o tempo necessário de exercício para que gaste toda a sua energia, liberte todas as suas tensões e viva tranquilo.

Se a queda de pelo do cachorro é um inconveniente para si, na hora de adotar um, certifique-se de se informar bem previamente das raças que não soltam pelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a queda de pelo de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
cândida teixeira
Tenho uma cadela pitbull, e faz dois messes que está caindo o pelo com muita frequença ja usei vários produtos melhora depois volta, umas manchas escuras, não sei se e por alguns carrapatos que morderam. preciso de ajuda de informações pra ajudar melhorar o pelo da minha companheira fiel. Alimetação dela e frango cozido com ração carne sem gordura cozida no sal.
Aiko
A minha cachorrinha se chama Sushi, e ela souto muito pelo acho que umas 10 vezes no ano, tentei dar um remédio para ela mas não resouveu.E agora o que eu fãs só?
Imagem: es.pabbos.com
1 de 5
Como evitar a queda de pelo de cachorro