Como evitar gatos no meu jardim

Como evitar gatos no meu jardim

Os gatos gostam muito de ar livre, e se tiver um jardim, pode ter o problema de que gatos (seus ou de outros) usem o local como espaço pessoal para fazer suas necessidades ou simplesmente para passar um tempo. Se você quer controlar esta situação e não sabe muito bem como proceder, em umComo damos alguns conselhos para que sem prejudicar nenhum gato, possa evitar a presença deles em seu jardim.

Passos a seguir:
1

Se um gato tiver o hábito de entrar e passar um tempo em seu jardim, um dos motivos pode ser porque, procurando alimento, encontra algo para comer em seu terreno. Se tiver encontrado comida alguma vez, o mais normal é que volte à procura de mais.

Se tiver um animal de estimação tente que a comida dele não acabe esparramada pelo jardim, ou simplesmente, garanta que fique dentro de casa. Também convém vigiar sua lata de lixo, para que esteja bem tampada e que o gato não cheire possíveis alimentos.

2

Outra possível atração que pode haver em seu jardim para o gato é a presença de ratos. Não se esqueça que os gatos são ótimos caçadores, e se detectam algum roedor é normal que mais de um gato comece a visitar seu terreno.

Neste caso, garanta que não existe nenhum rato em seu jardim, olhe para ver se existem buracos em alicerces ou se encontra resíduos, etc. O melhor, no entanto, é chamar um especialista e revisar bem a sua casa e arredores.

3

Os gatos não gostam muito de água, portanto instale aspersores ativados por movimento principalmente em áreas de entrada e outras partes estratégicas espalhadas pelo jardim, por exemplo onde já tiver visto o gato antes. Com alguns sustos, os gatos reconhecerão esse problema e deixarão de vir.

4

Uma boa ideia é colocar plantas repelentes em seu jardim que soltam um aroma especial muito desagradável para os gatos. Alguns exemplos são a citronela, eucalipto ou lavanda, entre outras. Ficarão muito bonitas, com um cheiro gostoso para você mas não para os gatos visitantes.

5

Outra opção do tipo repelente é pôr uma cobertura, por exemplo, de grãos de café ou de cítricos em lugares onde os gatos tenham tendência a parar e cheirar, como plantas, comedouros dos pássaros, etc.

6

Se tiver um lindo jardim e não quiser que um gato entre, coloque barreiras físicas. Tampe a entrada pelos telhados, buracos das cercas, coloque pedras onde existe terra exposta para que os gatos não possam cavar.

7

Se o gato que passeia pelo seu jardim parece ter dono, não hesite em procurá-lo entre seus vizinhos para pedir que vigie as escapadas de casa do seu animal de estimação.

8

Se você não gosta nada dos gatos e se sente realmente incomodado com eles em seu jardim, existem produtos especiais no mercado como aerossóis repelentes ou dispositivos de ultrassom que parecem ser eficazes.

Antes de mais nada, certifique-se de que estes produtos não prejudicam os gatos. Seja consciente e responsável. A vida de um ser vivo é muito importante, por isso tenha cuidado com as medidas tomadas para evitar que os gatos entrem em seu jardim.

9

Uma última opção é entrar em contato com algum refúgio de animais para que procurem pelos gatos sem dono que andam pelo seu bairro. O ideal nestes casos é recorrer à castração para que exista um pouco mais de controle sobre a população felina da sua área. É uma medida responsável e que salva vidas a médio e a longo prazo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar gatos no meu jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Tenha paciência com os gatos que visitam seu jardim, e antes de mais nada tente tomar medidas que não prejudiquem a saúde de animal algum.