Partilhar

Como evitar o latido dos cães

Como evitar o latido dos cães

Por mais que você adore os animais, o latido constante de um cão é uma das coisas mais incômodas que se pode experimentar quando convivemos com estes animais. Ainda que existam raças muito propensas a latir mais que outras, o adestramento e a disciplina constante podem diminuir esta condição e fazer com que o seu cão aprenda a se comportar de modo adequado, latindo só quando a situação o ameace, e não por qualquer coisa. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar a você como evitar o latido dos cães, mas também exporemos alguns detalhes do caráter do animal que serão úteis ao adestrá-lo.

A raça do cão influencia

A raça do cão determina importantes traços do caráter do seu animal, por isso deve levá-la muito em conta na hora de escolher o seu pet. Se optar por um cão híbrido, é difícil determinar qual será o seu comportamento, mas em cães de raça existem animais caracterizados por latir de forma excessiva e outras que são bem mais silenciosas; deste modo, conhecer a que grupo pertence o seu pet será de grande ajuda para entender a dificuldade do adestramento e também as qualidades próprias do animal.

Raças como o poodle ou o schnauzer são muito propensas ao latido frequente, enquanto que entre as raças que menos latem se destacam o basenji, o pug, o golden retriever ou o rotweiller.

Por que os cães latem?

Entender as causas do latido do cão é fundamental para poder corrigir este comportamento. São vários os motivos pelos quais o pet utiliza este recurso, entre eles:

  • Estresse ou ansiedade excessiva.
  • Tédio.
  • Manipulação, o animal o usa para chamar a sua atenção e obter a sua companhia.
  • Entusiasmo ou a realização de atividades que o estimulam.
  • Para nos alertar de que algo incomum está acontecendo.
  • Quando algum de seus sentidos falha, latem mais.

As 3 primeiras causas são as razões mais frequentes pelas quais um cão costuma latir de forma insistente e incômoda, e são precisamente as características sobre as quais podemos trabalhar com um adequado adestramento.

Como evitar o latido dos cães - Por que os cães latem?

Evitar que os cães latam: reforço negativo

Para conseguir que seu cão deixe de latir por tudo deverá combinar várias técnicas que ajudem a entender a causa pela qual ele late (tédio, estresse ou manipulação) ao mesmo tempo em que permita adestrar o animal para que deixe de fazê-lo, isto só se consegue com um reforço negativo que ensine ao pet que latir não é bom.

Sempre que o seu cão começar a latir de forma constante, deverá realizar os seguintes passos:

  • Aproxime-se do animal de forma firme, nunca o deverá chamar, mas sim ir ao seu encontro.
  • Com o seu dedo indicador e médio aproxime-se do animal e bata em seu nariz de forma firme, mas sem ser muito agressivo, e depois repita a ordem Não ou Silêncio. É importante entender que não deve ser violento nem ferir o cão, simplesmente a meta é fazer algo que lhe desagrade o suficiente para que comece a associar o comando Não ou Silêncio a esta ação e aprenda que latir com frequência não é bom.
  • Se lhe dá medo bater no cão pode usar outra estratégia de adestramento. Coloque em um borrifador água e suco de limão em partes iguais, quando o cão latir vá ao seu encontro e pulverize a sua boca com a mistura para depois repetir o comando que escolher. O sabor ácido do limão será também um bom reforço negativo.
  • Sempre que o seu cão latir deverá corrigi-lo deste modo e de forma imediata; lembre-se que depois de um tempo os animais não podem detectar o que fizeram de errado e o adestramento se torna impossível.
  • Esta tarefa leva muito tempo; o cão deve entender que latir em excesso não é adequado, por isso às vezes deverá repetir a ação muitas vezes em um mesmo momento e inclusive durante um mesmo dia.
  • Quando conseguir que o cão obedeça e aprenda a ficar bem mais calado que antes, demonstre-lhe que o valoriza com alguma recompensa, que pode ser uma bolacha ou suas carícias e carinho.
Como evitar o latido dos cães - Evitar que os cães latam: reforço negativo

Evitar o latido dos cães: nunca o recompense ao latir

Seu cão sabe manipular você muito bem e está consciente de que quando late você se aproxima para consolá-lo, para sair à rua, para lhe dar comida ou fazer qualquer coisa que você saiba que ele peça com o latido. Grande erro! Nunca deverá recompensar o seu cão pelo latido, sempre que se aproximar do animal deve ser para adestrá-lo como explicamos anteriormente, caso contrário saberá que perante essa ação poderá contar com a sua atenção e ajuda.

Evitar o latido dos cães: trabalhe a sua ansiedade e ensine-o a brincar

Os cães ladram por tédio e também por excesso de ansiedade e estresse, pois o fato de passarem grande parte do dia sozinhos pode afetar seriamente o seu estado de humor. Em nosso artigo como controlar a ansiedade nos cães damos a você importantes dicas para combater esta condição, mas também é importante que, se quer evitar que o cão ladre, tenha em conta estas recomendações:

  • Deve sair e exercitar o seu cão várias vezes ao dia para que possa drenar a sua energia, reduzir o estresse e socializar com outros animais e pessoas. Tudo isto influencia em seu caráter de forma positiva, ajudando a facilitar o adestramento e a reduzir os latidos. Os animais requerem de tempo, não se esqueça.
  • O seu cão deve ter brinquedos e deve saber usá-los, isto é muito importante porque quando estiver sozinho, se entreterá brincando com eles em vez de ladrar por tédio. Compre poucos brinquedos, informe-se de quais são os melhores para trabalhar o tédio e a ansiedade, e ensine o seu pet a usá-los.
Como evitar o latido dos cães - Evitar o latido dos cães: trabalhe a sua ansiedade e ensine-o a brincar

Evitar o latido dos cães: seja constante e paciente

Evitar que os cães ladrem é possível, mas requer muita constância e paciência, pois como qualquer outro aspecto do adestramento, o animal deve aprender aos poucos, e você deve ser firme e corrigir com frequência esta atitude para conseguir as mudanças desejadas.

É importante lembrar que se o seu animal é muito ansioso ou territorial deverá trabalhar o dobro para conseguir mudar este comportamento. Reconhecer os sintomas de ansiedade e ensinar o seu pet a socializar é muito importante para melhorar o seu comportamento e também a convivência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o latido dos cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como evitar o latido dos cães

1 comentário
Cláudia Moura
Adorei os artigos. Excelentes e extremamente úteis
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Cláudia, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como evitar o latido dos cães
1 de 4
Como evitar o latido dos cães

Voltar ao topo da página