Como evitar que meu cachorro coma coisas do chão

Como evitar que meu cachorro coma coisas do chão

Um dos problemas mais comuns dos cães para os seus donos é quando eles começam a comer coisas do chão. A verdade é que é um comportamento muito perigoso que pode colocar em risco a sua saúde, já que a rua está cheia de lixo de todo o tipo e inclusive pode correr o risco de envenenamento. Pelo bem do seu animal, recomendamos a você que seja cauteloso e preste atenção a este comportamento. Em umComo.com.br contamos para você como evitar que seu cão coma coisas do chão.

Passos a seguir:
1

É muito habitual que quando sair para passear o seu cão comece a farejar e, em alguns casos, até decida comer o que encontra em seu caminho. É um comportamento que deve resolver o quanto antes porque a rua está cheia de riscos.

Para conseguir que o seu cão deixe de se comportar assim terá que ser paciente e toda a família deve ser constante para fazer um bom trabalho em equipe. Com a colaboração, o reforço positivo e a firmeza conseguirá que seu cão não coma coisas do chão.

2

Um dos truques para que o seu cão não coma coisas do chão é que em casa seja ensinado a comer apenas do seu prato. Se ao seu animal só for permitido comer do alimento que está dentro da sua tigela, ele aprenderá que esse é o lugar ao qual deve ir para conseguir a sua porção de comida.

Cada vez que comer deve parabenizá-lo, mimá-lo e deixar bem claro que ele fez muito bem. A recompensa ou o reforço positivo é fundamental para conseguir que seu cão coma sempre em casa e da sua tigela. Faça-o sempre que acabar de comer a sua dose de ração.

Relacionado com o reforço positivo, queremos ressaltar que nunca deve usar o castigo como ferramenta educativa. Se comer do chão diga um firme "não" mas não o rejeite nem use nenhum tipo de castigo físico. Em todo este processo de educação, a sua paciência é fundamental e com carinho tudo é possível. Em umComo oferecemos a você alguns conselhos para que seu cão lhe obedeça.

3

Para conseguir que seu cão deixe de comer coisas do chão é muito recomendável que divida a sua ração de comida em pelo menos duas vezes por dia. Assim o seu animal se sentirá saciado o dia todo e isso reduzirá a ansiedade; dessa forma, não sairá para passear com fome.

Pode ser que seu cão obedeça em casa sem problemas mas quando saírem para passear, ignora você completamente. Isso é normal porque existem muitos estímulos que o distraem, mas tente ser constante para conseguir captar a sua atenção.

Uma das formas mais eficazes fora de casa como método de adestramento é usar o sistema clicker. É uma caixa de plástico com um botão que quando aperta faz um barulho, depois do qual dará ao cachorro um pouco de comida. Mas só deve usar quando seu cachorro se comportar. Faça soar um clique cada vez que seu cão cumprir suas ordens. É um reforçador de comportamento que seu cão interpretará como algo correto e receberá um prêmio.

4

Para conseguir que seu cão deixe de comer lixo deve ser paciente, constante e firme. Lembre-se de não deixar que coma nunca fora da sua tigela. Também é muito importante que, tenha seu cão a idade que tiver, coloque em prática estes conselhos. Mesmo sendo adulto um cachorro pode aprender certos comportamentos, não leve isso como algo impossível porque a sua saúde pode estar em jogo. Se não o fizer, poderia ter um bom desgosto.

Aqui revelamos quais são as raças de cachorro mais fáceis de adestrar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu cachorro coma coisas do chão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.