Como evitar que meu cachorro fuja

Como evitar que meu cachorro fuja

Para qualquer dono de um cachorro, a ideia de que ele escape é preocupante e dolorosa. Mas está em suas mãos que isso não aconteça seguindo certas normas e sendo muito prudente. Primeiramente é um tema de educação canina, uma vez que um cão adestrado nunca escapará e sempre responderá a seu chamado.

Você é responsável por seu cachorro e se ele escapa durante algum passeio, os riscos e perigos que pode correr são grandes e graves. Em umComo.com.br vamos dar-lhe uma série de conselhos sobre como evitar que seu cachorro fuja.

Passos a seguir:
1

Ainda que seja óbvio, deve levar seu cão sempre com coleira quando sair de casa para dar um passeio. Escolha a que mais se adapte ao tamanho e à atividade física de seu cão, podem ser curtas, longas, extensíveis, tipo arnês, etc. Seja qual for sua escolha, assim poderá passear com seu amigo com tranquilidade e sem incidentes. E lembre-se que o uso de coleira é obrigatório nas cidades, assim evitará uma multa.

Se o seu cão tem a mania de tirá-la, deve ensinar-lhe a não fazê-lo e que vá junto com você. Em umComo damos a você alguns conselhos para que eduque seu cão para que não puxe a coleira.

2

Um cão precisa passear e brincar, mas você deve ser cuidadoso e nunca soltá-lo em qualquer área. Nas cidades começam a ter cada vez mais parques caninos ou áreas onde os cães podem passar um tempo correndo sem riscos de escapar. São áreas bem delimitadas com cercas de segurança que impedem que os animais possam sair. Muitas destas áreas têm jogos para seu cão como túneis e obstáculos para que se divirtam e também áreas com árvores onde possam descansar e saltar.

3

Seu cão é seu amigo e seu companheiro de vida, quando cria um forte vínculo com ele, ama e cuida como merece. Quando sua relação com seu bichinho é muito estreita, é bem mais difícil perdê-lo durante um passeio.

A melhor forma de conseguir essa união tão especial é brincando, dando-lhe carinho e cuidar dele. Além disso, é importantíssima a comunicação visual com seu amigo, ensine-lhe que olhe para você e aos pouco compreenderá essa linguagem, e respeitará você como seu dono.

4

Deve ensinar seu cão a vir quando você chamar. É uma lição básica de educação canina, e se aprende é menos provável que se perca. A melhor maneira de ensinar seu amigo peludo é com recompensa de comida, escolha os biscoitos ou prêmios favoritos de seu cão para que quando cheire, vá imediatamente. De modo que, quando sair para passear com seu cão, leve sua sacola de prêmios junto e é melhor que sejam muito atraentes, e cada vez que seu pet obedecer, lhe dê uma.

5

Seu cão deve ir sempre bem identificado com microchip. Em alguns países é obrigatório, o veterinário o insere sob a pele do pescoço do cachorro, e nele estão armazenados os dados de contato do proprietário. De modo que, se por desgraça se perder, e alguém o encontrar, os dados poderão ser lidos.

Além do microchip, convém colocar uma placa de identificação com seu nome e referências de contato. Qualquer coisa que ajude seu cão a voltar para você se o perder. Agora as novas tecnologias se põem também ao serviço da proteção de seu cão contra perdas e extravios. Pode usar um GPS que vá preso à gola de seu cão e controlar o aplicativo do seu celular, para saber a todo momento onde está seu cão.

6

Se você tem uma cadela e está no cio será um ímã para que todos os cães detectem seus feromônios. Os cães detectam estes hormônios a muitos metros, e se não o leva bem preso seu cão, pode escapar em busca da fêmea. O assunto do cio é complexo, mas como tudo, se você for prudente, não tem por que ter riscos.

Pode mudar a rota do passeio do cachorro ou cadela, não soltar antes da hora do cão chegar ao parque canino, se assegurar de que a coleira está bem colocada, e antes de tudo, deve estar mais atento que nunca e segurar a correia com firmeza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu cachorro fuja, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.