Como evitar que meu cachorro suba nos móveis

Como evitar que meu cachorro suba nos móveis

Há certos comportamentos dos cachorros que para os donos se tornam impossíveis de controlar, uma delas é o fato do animal de estimação, à menor distração da nossa parte, suba no sofá, na cama, nas cadeiras etc, deixando todo o mobiliário cheio de pelos. Mas esta atitude pode ser corrigida, só é preciso paciência e constância, você não sabe por onde começar? Em umComo.com.br explicamos como evitar que o seu cachorro suba nos móveis.

Passos a seguir:
1

Os cachorros são animais de hábitos com boa retentiva, se quando era filhote você o subiu várias vezes no sofá ou na cama para dar-lhe um pouco de carinho, é lógico que ao crescer o cachorro entenda que essa conduta está aprovada, e não é só isso, mas também que é agradável, pois se traduz em carícias e mimos. Por isso é importante desde os primeiros meses evitar isso, se você quer dar amor ao seu cachorro faça isso sempre no chão.

2

Nunca convide o seu cachorro para compartilhar com você no sofá ou qualquer outro móvel, se você quer acariciá-lo enquanto vê TV, peça que se sente ao seu lado no chão, ou nos seus pés, desta forma o animal compreenderá que os móveis são para os seus donos e não para ele. Isto não evitará necessariamente que o cachorro, na sua ausência, suba nos móveis, então o que fazer?

3

Se você pega o seu cachorro em flagrante deitado na sua cama, ou sentado confortavelmente em uma das suas cadeiras deverá em seguida repreendê-lo, não pode deixar passar. Aproxime-se do animal, desça-o do móvel sem muita violência e fale com ele energicamente "NÃO", deste modo o cachorro entenderá que esta atitude não é aprovada. É possível que você deva repetir esta ação muitas vezes, pois a constância e paciência é a chave do treinamento.

4

Para evitar que o animal suba na sua cama e faça desastres, você pode simplesmente fechar a porta do seu quarto, uma solução simples e fácil. Se não é possível por qualquer motivo e você já experimentou nossos conselhos anteriores, então deverá tomar medidas mais extremas.

5

Cubra a cama com um lençol ou colcha e borrife com abundante perfumador de ambiente. Normalmente os cachorros não gostam deste cheiro que, também costuma cobrir o rastro que eles mesmos deixam, por isso é provável que após vários dias repetindo o processo o seu cachorro deixe de subir na sua cama.

6

Alguns donos de animais de estimação decidiram cobrir o seu sofá com forros plásticos para, pelo menos, controlar a presença de pelo, já que não podem evitar que o cachorro suba. Tente fazer o mesmo, mas com papel alumínio, o ruído assustará o animal e após vários dias é possível que já não queira tentar subir mais no sofá.

7

Se você tentou tudo e não consegue corrigir este comportamento e evitar que o seu cachorro suba nos móveis, então talvez seja uma boa opção recorrer a um treinador de animais de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu cachorro suba nos móveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.