Como evitar que meu cão ataque as galinhas

Como evitar que meu cão ataque as galinhas

Se você vive em uma fazendo, uma das preocupações mais comuns é que os cães comecem a perseguir e agredir as galinhas. Muitas vezes a convivência entre animais de diferentes espécies é muito complexa, mas não se dê por vencido porque com algumas dicas e certas precauções suas galinhas estarão a salvo. Pense que por instinto para o seu cão, uma galinha é uma presa que deve ser caçada. Em umComo.com.br contamos a você como evitar que seu cão ataque as galinhas.

Passos a seguir:
1

As galinhas de sua fazenda são presas muito atraentes para o seu cão, e o principal é ensinar seu pet que não são. Não é a primeira vez que comentamos a importância de uma educação precoce. Seu cão deve ser educado e treinado para não perseguir nem agredir as galinhas. Pense que se as atingir, o mais normal é que as acabe matando, um momento muito desagradável que sem dúvida se pode evitar. Talvez se forem as suas galinhas, pode condescender um pouco já que é seu cão, mas imagine se mata as galinhas de um vizinho. No pior dos casos, a vida de seu cão poderia correr sério perigo vítima das circunstâncias.

2

Se seu cão é dos que atacam galinhas, deve pôr mãos à obra para mudar esse comportamento. O adestramento de seu cão é um processo constante e que requer paciência. Sem dúvida, é possível ensinar seu cão a não perseguir nenhum tipo de ave. Pode tentar reduzir ao máximo os instintos de caça de seu amigo canino, e treiná-lo seriamente para que esta situação não lhe seja tão suscetível.

3

Deve tomar a precaução de manter seu cão sempre dentro de casa enquanto guarda as aves no galinheiro. Porque assim evitará que quando virem o cão, fiquem nervosas e se ponham a voar ou correr descontroladas. Pense que se seu cão vir as galinhas fugindo, terá muita vontade de ir atrás e caçar.

4

Seu cão deve usar coleira o tempo todo durante o processo de educação canina. Deve poder controlar qualquer mudança de comportamento e a força que tiver. Antes de seu cão ver as galinhas, é muito recomendável levá-lo para dar um longo e enérgico passeio. Se seu cão está cansado e com toda a energia liberada, poderá enfrentar com calma o momento de se encontrar com as galinhas.

5

Depois de ter dado um extenuante passeio, leve o seu cão ao galinheiro sem pegar com força na coleira. Enquanto o aproxima com cuidado, fale com ele, olhe em seus olhos, observe suas reações com atenção até que o encontre com o olhar nas aves e detecte os primeiros sinais de seu comportamento.

6

Deve manter o cão bem firme a seu lado. Quando vir as galinhas, começará a ficar inquieto. Uma vez chegado esse momento, diga-lhe com segurança e calma que se sente junto de você. Se nota que está relaxado e sem nenhum estresse em relação a elas, retroceda. E de trás vigie o seu comportamento. Se seu cão se vira procurando seu olhar de aprovação, dê-lhe um prêmio.

7

Este processo de habituar o seu cão à presença das galinhas é lento e pode ser que tenha que repetir muitas vezes até chegar a um estado de normalidade. Continue observando seu cão enquanto olha para as galinhas, avance devagar para a frente e para trás segundo seu cão muda de atitude perante a presença das aves. É importante que utilize a ordem de "deixar" cada vez que se detenha e retroceda. Se seu cão se porta bem, dê-lhe uma recompensa.

E agora é o momento de tirar as galinhas de seu galinheiro, uma vez que seu cão ignore ou esteja acostumado à presença das aves.

Leia também: Remédio caseiro para matar piolho de galinha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu cão ataque as galinhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.