menu
Partilhar

Como evitar que meu cão peça comida quando estou comendo

Imagem: animalmascota.com

Você certamente já viu esta cena: acaba de pôr a mesa, senta-se para comer e seu cachorro (ou cadela) olha você com olhos de pena e não pára de pedir sua comida. Se esta situação se tornar incômoda, não se preocupe, porque tem uma solução muito simples: não dar nunca quando ele pedir. É fácil falar, mas na prática muitas vezes não se obtêm os resultados desejados porque descuidamos alguns fatores. Por isso, em umComo.com.br analisamos estes fatores para que você possa evitar que seu cão lhe peça comida enquanto você estiver comendo.

Também lhe pode interessar: Como treinar um cão para agility

O comportamento do cão

Para entender bem o problema e por que às vezes os métodos utilizados para acabar com ele fracassam é conveniente explicar como os cães adquirem suas condutas.

Um dos tipos de aprendizagem mais importante nos cães e que regula este comportamento (pedir comida na mesa) é o condicionamento operante.

O condicionamento operante baseia-se em que o animal realiza uma ação da qual obtém ou uma recompensa, também chamada reforço positivo, que estimulará o cão a repetir o ato, ou um castigo (reforço negativo), que o dissuadirá de tornar a realizá-lo.

Obviamente, se cada vez que ele realizar a ação de pedir comida obtiver uma recompensa (a comida), continuará repetindo essa ação.

Mas há outra coisa que é preciso saber sobre o condicionamento operante: a efetividade dos reforços positivos. Com o tempo, um reforço positivo será mais efetivo se o cão não o obtiver sempre que realiza a ação, ou seja, se tiver de esforçar-se para consegui-lo. Isto é tecnicamente conhecido como reforço variável.

Por exemplo, quando estamos ensinando um cão a sentar-se, se dermos um prêmio cada vez que o fizer, usaremos um reforço normal, contínuo, mas, se em vez de premiá-lo cada vez que se sentar, o fizermos na terceira vez que o conseguir, estaremos diante de um reforço variável. Veremos a importância disto mais adiante.

O método

Como dissemos, resume-se a não dar comida quando ele pedir, mas devemos ter em conta algumas coisas:

  • Não dar comida nunca quando ele pede, mas para valer. Talvez os donos não costumem dar comida ao cão, mas talvez lhe deem em ocasiões especiais (quando sobrou comida, em datas específicas, etc.), com o qual não se atinge o objetivo (deixar de pedir).
  • Consenso familiar. Outras vezes, alguns membros da família seguem as instruções à risca mas outros continuam dando-lhe comida, com o qual também não se soluciona o problema. Também se deve avisar as visitas.
  • Não dar nunca, por mais que ele insista. Se normalmente você não lhe dá comida, mas quando ele fica muito chato você acaba dando o que ele pede, está usando sem querer o reforço positivo variável do qual tínhamos falado antes, o que faz com que o problema piore. Para que fique claro, é como se o cão interpretasse que para conseguir a comida tem de insistir até conseguir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu cão peça comida quando estou comendo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

1 comentário
A sua avaliação:
elcio
como faço para que minha cachorra fica em casa sem chorrar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elcio! Confira as dicas desse artigo que o podem ajudar nessa situação: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-cachorro-a-nao-chorar-25187.html Obrigada pelo comentário!

Imagem: animalmascota.com

Voltar ao topo da página