Como evitar que meu gato coce uma ferida

Como evitar que meu gato coce uma ferida

Todos sabemos que os gatos são animais muito limpos e independentes. Passam o dia se limpando, mas o que é uma vantagem para sua higiene e cheiro corporal não é tão bom quando seu gato tem alguma ferida. Se em uma dessas sessões seu gato tocar a ferida, não deixará de insistir nela e de coçar o local, uma e outra vez. Por isso, em umComo.com.br damos alguns conselhos a você sobre como evitar que seu gato coce uma ferida.

Passos a seguir:
1

Para que uma ferida na pele do seu gato cure direito, seu gato não deve ter acesso ao local danificado. É uma tarefa importante que requer atenção da sua parte, porque uma ferida que lamba e coce constantemente não curará. Se seu felino chegar a tocar e coçar a mesma, impedirá o processo de cicatrização e inclusive pode provocar uma infecção, eliminar pontos de sutura antes do tempo e provocar graves irritações.

2

A melhor forma de impedir que seu gato coce as feridas é usando o famoso colar isabelino. Este colar é colocado ao redor do pescoço e dificulta ou impossibilita o acesso de seu gato à ferida. Pense que os gatos são muito flexíveis e não existem partes do corpo que não possam atingir, por isso se tiver alguma lesão é muito importante que o coloque. Se seu felino sentir dor ou ardor, instintivamente tentará lamber ou coçar para aliviar seu mal-estar. O colar isabelino é uma proteção que seu gato pode não gostar nada, se sentindo agoniado e confuso, mas deve ser firme e não ceder e tirar antes da hora. É importante ter a certeza de que não aperta muito, para que possa se mover com facilidade, comer e beber sem problema.

3

Outra forma de impedir que seu felino coce uma ferida de forma contínua é colocar uma bandagem completa no local. Se por exemplo tiver uma lesão no lombo, pegue numa gaze, tampe a ferida e com uma bandagem dê a volta a todo o seu corpo sem pressionar muito mas cobrindo tudo muito bem. Tenha certeza de que não o incomoda, porque caso contrário o seu gato arrancará à base de mordidas.

4

Consulte o seu veterinário para que lhe receite uma boa pomada cicatrizante para acelerar o processo de cura. Se conseguir curar a ferida mais rápido, seu gato sofrerá menos. Use a pomada de forma diária, porém lembre-se que isso não substitui o colar isabelino ou a bandagem.

5

Outro conselho que pode seguir para que seu gato não se coce, ou para que se machuque o mínimo possível, é tentar cortar e lixar suas unhas com uma tesoura especial para gatos; quanto mais suaves e arrendondadas estiverem, menor estrago causará.

6

Seu gato tentará coçar principalmente porque coça ou dói. Pergunte ao seu veterinário se pode recomendar algum creme que alivie essa coceira como anti-histamínicos ou cortisona para reduzir a inflamação e deixá-lo mais à vontade. Tem que tentar alcançar o bem-estar para seu gato, por isso quanto menos sentir coceira, menos tentará se coçar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu gato coce uma ferida, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.